Mutirão da Catarata realizará cirurgia em 280 pacientes

Objetivo é zerar a fila para esse procedimento em Brusque ,segundo a prefeitura.


Serão 280 pacientes contemplados no mutirão de 22 a 28 de outubro. A boa notícia foi dada na tarde desta terça-feira (15) pelo prefeito de Brusque, Jonas Paegle, pelo vice-prefeito Ari Vequi e pelo secretário de saúde, Humberto Fornari, em entrevista coletiva no gabinete.

“O processo do mutirão já iniciou hoje, pois os profissionais da Secretaria de Saúde estão fazendo o contato via telefone com os pacientes inscritos no programa. Na quinta e sexta-feira os pacientes contactados, junto a um acompanhante, devem comparecer na secretaria para receber as orientações necessárias”, explicou Fornari.

De acordo com ele, os procedimentos cirúrgicos serão realizados no município de Penha (SC) em parceria com a Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí – Amfri. “Infelizmente não conseguimos realizar as cirurgias na nossa cidade”, acrescentou o secretário.

Publicidade

O vice-prefeito comentou sobre as dificuldades de se fazer saúde no país. “Precisamos nos unir com os nossos hospitais para criar alta complexidade no nosso município. Vamos fazer as cirurgias em Penha, porque lá eles têm especialidade. Eles trabalham na área de oftalmologia e catarata”, explicou Vequi.

Serão beneficiados pelo mutirão de cirurgias os pacientes que já estavam na fila e aqueles diagnosticados durante o mutirão de consultas oftalmológicas promovido no mês de agosto.

Conforme o prefeito, que também é médico, a catarata é uma lesão ocular que torna o cristalino opaco e deixa a visão embaçada, como se houvesse uma névoa diante dos olhos. “Deste modo o paciente tem dificuldade em atividades simples como a leitura, a direção de um veículo e o relacionamento interpessoal. Anunciar esse mutirão cirúrgico é um momento de alegria para mim como gestor. Esse procedimento trará qualidade de vida aos pacientes”, ressaltou.

Este não é o primeiro mutirão oftalmológico realizado pelo Município. Em 2018, mais de mil pessoas foram atendidas. E em agosto deste ano, aproximadamente 3 mil pacientes realizaram consultas.

Confira o cronograma do mutirão de cirurgias

Dia 15 e 16 – Servidores da Secretaria de Saúde entram em contato telefônico com o pacientes

Dia 17 e 18 – Entrega de documentos e orientações

Dia 22 – Realização de cirurgia em 80 pacientes

Dia 23 – Retorno dos pacientes que realizaram cirurgia no dia 22.

Dia 24 – Realização de cirurgia em 100 pacientes

Dia 25 – Retorno dos pacientes que realizaram cirurgia no dia 24

Dia 27 – Realização de cirurgia em 100 pacientes

Dia 28 – Retorno dos pacientes que realizaram cirurgia no dia 27

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.