“Meu pai estava com meningite e foi diagnosticado com gripe”, denuncia brusquense

Divulgação Facebook Direita Brusque - SC

Um homem chamado Rafael Fagundes, morador do bairro Souza Cruz, usou uma página no facebook intitulada Direita Brusque SC para relatar que seu pai,um senhor de 54 anos, morador do bairro Maluche, está com meningite bacteriana e quando precisou de atendimento  foi diagnosticado com “apenas” uma gripe no Hospital de Azambuja.

Segundo o relato, os sintomas em seu pai começaram a aparecer em uma segunda-feira (17/06) “Ele começou com dor de cabeça, febre, dor na nuca, vômito e estava com uma dor no ouvido.

No domingo ele estava com os sintomas, mas na segunda ficou mais forte. Na terça-feira (18) o meu irmão levou ele ao Hospital Azambuja e o médico examinou ele, viu que estava com o ouvido inflamado e deu um Cataflan. O profissional disse que era uma gripe e mandou embora. O atendimento foi pago”, afirma.

Publicidade

De acordo com Rafael, o pai dele foi embora com vários sintomas da doença, ” O meu pai foi embora com muita dor e vômito. Na terça(19) ele não conseguiu dormir, gritava de dor e na quarta-feira (20) o meu irmão colocou ele no carro e foi até o hospital Imigrantes”, conta.

Para Rafael, o diagnóstico foi assertivo:

“O médico veio para examinar  e disse que 99% de chances de se tratar de meningite Com isso ele foi encaminhado direto para a UTI e confirmaram através de exames, que se tratava de meningite. Hoje (ontem) faz nove dias que ele está isolado na UTI. O médico falou que se no primeiro hospital que ele foi (Azambuja) e o médico tivesse feito um exame mais detalhado já teria detectado que ele estava com meningite”, desabafa.

Rafael mostra em vídeo no facebook a receita dada pelo médico.

Em vídeo realizado no facebook Rafael aponta para o possível surto de meningite em Brusque

O que diz o Azambuja

A reportagem do Olhar do Vale entrou em contato com o administrador do Hospital Azambuja, Evandro Roza para saber a versão do hospital sobre o fato.

Evandro apenas disse que não há  caso confirmado de meningite no Hospital, mas não deu esclarecimentos sobre o que de fato foi perguntado, ou seja, o suposto erro de diagnóstico para o paciente que estava com meningite e recebeu tratamento para uma gripe.

Questionado novamente pelo aplicativo Whatsapp, o administrador não respondeu até o fechamento da matéria.

Há um surto em Brusque?

A prefeitura de Brusque emitiu uma nota sobre a afirmação de que possa existir uma epidemia de meningite em Brusque. Na nota, a informação é tratada como inverídica já, que segundo o texto, apenas dois casos foram confirmados na cidade. Confira:

A Prefeitura de Brusque, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, esclarece a população que não há surto ou epidemia da doença meningite na cidade.

“Informações inverídicas divulgadas nas mídias sociais, estão alarmando a população, causando medo e pavor de algo inexistente. Em 2019, a cidade registrou apenas dois pacientes que foram atendidos por hospitais da cidade. Em Santa Catarina, são vinte casos da doença. Enquanto órgão de controle e acompanhamento, a Vigilância Sanitária monitora um paciente que está internado e, outro, que já passou por tratamento entre os meses de maio e junho, e está de alta e fora de perigo.

O médico infectologista da prefeitura de Brusque, Ricardo Freitas, informa que os sintomas da doença, seja ela viral ou bacteriana, são muito parecidos como uma virose ou gripe, começando por febre e dor de cabeça, depois náuseas e rigidez de nunca. “A orientação que é sentido esses sintomas, o paciente deve procurar uma Unidade de Saúde ou Hospital, para diagnóstico médico”.

O infectologista também garante que não há surto em Brusque ou em Santa Catarina, pois entre os 20 casos registrados no estado, três vieram há óbito, mas foram em regiões distantes e cada um tinha um subtipo diferente. “Temos dois casos registrados em Brusque, e isso em hipótese alguma, pode ser considerada um surto”, informa o médico com o objetivo de acalmar a sociedade.

Os dois casos confirmados na cidade são de meningite pneumococica, causada pela bactéria Streptoccus Pneumoniae. Tecnicamente, surto é o aumento no número de casos de uma doença além da normalidade. Já epidemia é a propagação de uma doença infecciosa, que surge rapidamente em determinada localidade ou em grandes regiões e ataca ao mesmo tempo um grande número de pessoas”.

 

Texto: Anderson Vieira

Imagem: Facebook Direita Brusque SC

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.