Lição de Liderança


Muito já escreveu sobre liderança, muito já se falou sobre liderança, exemplos são citados as centenas todos os dias sobre liderança. Regras são estabelecidas, cursos são organizados, pessoas são transformadas, da noite para o dia, em lideranças que fazem a diferença.

Penso que, pela dificuldade em se trabalhar a essência da liderança é que existe esta torrente de oportunidades para se ensinar o que é ser líder. Pratique “rappel”, faça “arvorismo” ou “rafting”, desenvolva suas habilidades inconscientes e transforme-se em um líder a ser seguido. Simples assim?

Parece-me que não! A Copa do Mundo da FIFA/2014 tem sido um bom laboratório para se analisar o fenômeno da liderança em comparação à emoção que toma conta dos jogadores, técnicos e dirigentes das seleções envolvidas.

Publicidade

A começar pelo exemplo das seleções africanas. Ou me paga antes ou não jogo. Que confiança nos líderes das federações envolvidas; até jatinho foi envolvido na operação apaga incêndio.

O exemplo do presidente do Uruguai também correu mundo. Ao saber da punição de Luisito Soares,agrediu verbalmente os dirigentes da FIFA de velhos, digamos… safados (para ficarmos na versão mais amena). O presidente Jose Mujica, apesar de tudo, tem minha admiração pelo trabalho que faz no Uruguai.

Técnicos aos berros na beira dos gramados, reclamando dos juízes, do time adversário e, sem nenhum constrangimento querendo uma vantagem que o jogo não lhe oferecia.

Agora, o que é mesmo ser líder? Penso que tivemos um exemplo marcante no jogo da Holanda com a Costa Rica. O Técnico da Holanda, Sr. Louis Van Gaal, foi brilhante e, nos mostrou o primeiro mandamento da liderança: CONHEÇA SEUS LIDERADOS!

Quando ele não faz a substituição em tempo normal de jogo, entra na prorrogação e reserva a substituição do goleiro para o último minuto da mesma, ele está nos passando à informação de que há um planejamento de jogo e que conhece seus liderados. Planejamento quando antevê a decisão por penalidades; conhecer seus liderados, quando substitui o goleiro por outro mais qualificado para o momento. Vejam que Tim Krull não é nem o segundo goleiro, mas o terceiro e, que foi treinado para esta hipótese do jogo ser assim decidido.

Envergadura física e treinamento, pois agora se sabe que houve este treinamento intensivo do goleiro holandês. Tim Krull pegou dois pênaltis e foi na bola nos outros dois.

E tem gente que diz que pênalti é loteria, sorte. Talvez, os que se dizem profissionais da área e que tenham um pouco de humildade (outra forte característica da liderança), tenham aprendido algo mais. Boa leitura!

 

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.