Legislativo pede rapidez na análise de credenciamento do Azambuja para cirurgias oncológicas pelo SUS

Ivan Martins, autor do requerimento, relatou dificuldades enfrentadas por pacientes brusquenses que se deslocam até Blumenau para o tratamento


Na sessão ordinária desta terça-feira, 21 de maio, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade o Requerimento n° 45, que pede o envio de expediente à Secretaria de Saúde do estado para que analise, com brevidade, o pedido de credenciamento do Hospital Azambuja para realização de cirurgias oncológicas de todas as especialidades pelo SUS, o Sistema Único de Saúde.

O vereador Ivan Martins (PSD), autor da proposição, salientou que Blumenau é o município credenciado e referência no atendimento desses pacientes na região. “Nós temos em Brusque mais de 600 pessoas acometidas de câncer, tendo que se deslocar a Blumenau para tratamento. Nós sabemos o quanto é difícil para essas pessoas fazer o trajeto de volta após uma sessão de quimioterapia”, disse.

Estrutura
No texto, Martins ressalta o indicador de 25 novos casos de câncer diagnosticados por mês, em média, no município. O parlamentar destacou que a unidade brusquense “possui completa estrutura para cirurgias oncológicas de todas as especialidades, contando com pré-atendimento, realização de todos os exames, diagnósticos, médico oncologista, pós-cirúrgico, titulações e protocolos”.

Publicidade

Ele explicou que a justificativa de não liberação, até então, era de que a instituição ainda não estava preparada para atender esses pacientes, no que diz respeito a cirurgias e demais etapas do tratamento. O vereador anunciou, com respaldo de Evandro Roza, o diretor administrativo da unidade, que já estão sendo feitos os referidos procedimentos no hospital e que o credenciamento para realizá-los pelo SUS está em trâmite final, no aguardo de decisão do departamento competente da secretaria estadual. “O que estamos vendo é uma morosidade muito grande do governo do estado em atender essa solicitação”, criticou.

Sebastião de Lima, o Dr. Lima (PSDB), também se manifestou sobre o pedido: “Brusque já ocupa um espaço onde não existe mais a possibilidade de protelar isso, por burocracia. O parlamentar pontuou a estrutura do Azambuja para a área e ainda garantiu que, quanto ao Poder Legislativo, não serão medidos esforços para que esse serviço seja prestado pela instituição à comunidade do município e da região. Ainda abordaram o assunto os vereadores Marcos Deichmann (Patriota) e Alessandro Simas (PSD).

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.