Inédito: Botuverá contará com três vereadoras na Câmara Municipal

Botuverá
Gabriela Merísio, Maiara Colombi e Márcia Rescaroli, todas do MDB, ocuparão suas cadeiras na Câmara de Botuverá. Foto: Divulgação.

Inédito, histórico. Pela primeira vez desde sua emancipação na década de 60, a cidade de Botuverá contará com três vereadoras na legislatura que iniciou em 1º de Janeiro e findará em 31 de dezembro de 2024. O número corresponde a 30% do número total de parlamentares da cidade, que são de nove.

Número igual dentre os municípios cobertos pela Associação dos municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) somente em Gaspar, mas proporcionalmente menor, já que Gaspar conta com 13 vereadores e não nove.

As três vereadoras são do mesmo partido, o MDB. Uma delas, inclusive, foi a segunda candidata mais votada. Trata-se da advogada Gabriela Merísio , de 30 anos. Ela obteve 296 votos nas eleições 2020.

Publicidade

Além de Gabriela, vão assumir suas cadeiras no legislativo Márcia Rescaroli aposentada de 59 anos, esposa do ex-vereador por dois mandatos, Lindanor Rescaroli e da auxiliar administrativo Maiara Colombi, que já comandou a Defesa Civil do município. As três disputaram sua primeira eleição e saíram vitoriosas.

Mas, o que elas pensam sobre essa eleição em um mundo ainda dominado na sua grande maioria por homens?

Para Maiara há muitos exemplos de mulheres de garra na cidade: “Acho ótimo mulheres serem representadas por mulheres, somos 52% de eleitoras no Brasil e porque não eleitas também. No nosso município tivemos mulheres exemplos para nós que não estão mais conosco, mas um forte exemplo a ser seguido, no caso a Zelita Tachini , foi vereadora e atuante em várias áreas políticas da cidade, e minha querida tia e madrinha Inês Merizio, atuante na área de saúde e assistência social. São mulheres de garra , força e determinação que não passaram despercebida em seus cargos”, salienta.

Já para Márcia a eleição mostrou a união das mulheres: ” Nós mulheres já estamos mostrando que podemos almejar vagas em outros lugares. Para nós botuveraenses foi uma eleição muito bonita. As mulheres se uniram e mostraram sua força e nós podemos fazer o mesmo trabalho que os homens. A comunidade gostou muito do que aconteceu”.

E Gabriela afirma que a presença feminina na Câmara vai trazer um olhar mais afetuoso para as demandas da comunidade: “Como mulher e advogada acho fundamental a presença feminina na câmara. Além do nosso olhar afetuoso, organizado e comprometido, também tenho conhecimento sobre leis, que é uma das principais funções de um vereador, legislar”, finaliza.

Municípios da Ammvi Total de parlamentares Mulheres eleitas

Apiúna 09 zero

Ascurra 09 02

Benedito Novo 09 02

Blumenau 15 02

Botuverá 09 03

Brusque 15 01

Doutor Pedrinho 09 02

Gaspar 13 03

Guabiruba 09 01

Indaial 13 02

Pomerode 09 01

Rio dos Cedros 09 02

Rodeio 09 02

Timbó 09 01

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.