Incêndio em Botuverá já consumiu sete hectares de vegetação


A Guarnição do Corpo de Bombeiros Militar e uma equipe do ICMBio combatem incêndio no Parque Nacional Serra do Itajaí, em Botuverá.

A baixa umidade e tempo seco, aliado aos ventos, tem favorecido a propagação, que atinge os topos dos morros que circundam Botuverá e as condições de acesso e combate são muito difíceis e distantes, pois se trata de mata fechada, com grande quantidade de vegetação seca e densa depositadas sobre o solo e que queimam por baixo, dificultando o combate direto.

Uma equipe do Batalhão Aéreo, com a aeronave Arcanjo-04 do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, com dois bombeiros militares de Brusque, realizou alguns vôos hoje a tarde a fim de verificar com mais precisão a extensão do incêndio e seus danos.

Publicidade

Os trabalhos de combate serão retomados amanhã. Hoje (11) atuaram oito combatentes.

As causas são desconhecidas, porém, sabe-se que cerca de 99% dos incêndios florestais tem interferência humana, seja através da falta de cuidados ao realizar acampamentos ou mesmo eventuais caçadores na área do Parque, afirma o Comandantes Jacson, do Corpo de Bombeiros.

A Polícia Militar Ambiental também foi acionada para apurar os eventuais agentes causadores.

O incêndio já consumiu estimados 7 hectares de vegetação.

Sobrevoo

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), informa que na tarde desta segunda-feira, 11, a aeronave Arcanjo-04 foi acionada pela Companhia de Bombeiros Militar de Brusque para apoio na identificação do local exato de um incêndio florestal, em uma região de difícil acesso para as equipes por terra, bem como a analisar a dimensão do incêndio, que acontece na região de Botuverá.

Para otimizar tempo a aeronave decolou de Florianópolis direto para a Fazenda Aero-Amil, em Brusque, local em que dois bombeiros militares da equipe de serviço já aguardavam para embarcar e fazerem o apoio nessa observação da ocorrência. O voo totalizou 1h30min.

Após o sobrevoo e o levantamento de dados necessários, a equipe local desembarcou e a aeronave retornou à base em Florianópolis. A equipe de Brusque segue analisando a forma de acesso ao local para posterior combate ao incêndio.

 

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.