Idoso, primeira vítima fatal do covid-19 em SC era de Porto Belo

Antes de ir para o hospital ele estava em uma casa de repouso em Antônio Carlos, onde deu entrada no dia 17 de março.

Imagem: Divulgação

A prefeitura de Antônio Carlos emitiu uma nota nesta quinta, 26 sobre a morte de um idoso de 86 anos, primeira vítima do Covid-19 no estado.

Confira a nota

Comunicamos que veio a óbito no Hospital Regional de São José, paciente de 86 anos que residia, até o dia 17/03/2020, na cidade de Porto Belo. O idoso deu entrada como residente na Casa de Repouso Recanto do Arvoredo, conhecida como Casa de Repouso Francisca Helena, localizada no município de Antônio Carlos, no dia 18/03/2020, às 14:30, trazido por seu filho.

Publicidade

Tendo sofrido uma queda há duas semanas atrás, apresentando, no momento da entrada, diversas fraturas, leve anemia e infeção urinária, bem como histórico de Parkinson.

No dia 23/03/2020 apresentou quadro de Hipotermia e Hipertensão, sendo removido às 11:45 pelo SAMU e encaminhado ao Hospital Regional de São José onde veio a falecer. A amostra coletada no local, atestou positivo para COVID-19.

No mesmo dia 23/03/2020 a Fiscal de Vigilância Sanitária do Município, com o acompanhamento da Polícia Militar, visitou a Casa de Repouso, para verificar o Cumprimento da Nota Técnica 004/2020/DIVS, específica para Instituições de Longa Permanência para Idosos, que trata do enfrentamento do Coronavírus nestas instituições. Durante a ação foi observado o uso dos Equipamentos de Proteção Individual pelos profissionais, tendo sido orientado aos responsáveis intensificar o treinamento para manejo de possíveis residentes com suspeita de Coronavírus. Verificou-se um estoque mínimo de EPIs e a dificuldade de compra-los, mesma dificuldade encontrada pelos serviços públicos de saúde.

A Casa de repouso atualmente possui 28 residentes idosos e 29 profissionais. Será feita coleta para COVID-19 em todos os profissionais pela Vigilância Epidemiológica do município, com o apoio técnico do serviço Vigilância Epidemiológica da 18ª Regional de saúde. Ainda, todos já receberam as orientações necessárias repassadas pela Vigilância Sanitária do município.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.