Solenidade marca troca de comando dos bombeiros em Guabiruba


O 3º sargento Luciano Schlindwein é o novo comandante do Corpo de Bombeiros de Guabiruba. Ele substitui o subtenente Carlos Henrique de Andrade, aposentado por tempo de serviço. A troca foi oficializada em solenidade realizada no fim da tarde de quarta-feira, 27, na Câmara de Vereadores de Guabiruba. O evento contou com a presença de autoridades, como o prefeito Matias Kohler, o vice Valmir Zirke, a presidente da Câmara Rosita Kohler, além de familiares dos bombeiros que realizaram a troca de comando.

Na corporação de Guabiruba desde 2010, o subtenente Carlos Henrique de Andrade acredita que uma das principais melhorias feitas nestes anos foi a incorporação de um engenheiro para análise técnica. “Com essa contratação, nossos processos de vistoria e análise cresceram bastante. Com isso também cresceu nossa arrecadação e conseguimos a partir daí comprar equipamentos e viatura junto ao estado”, aponta.

Andrade lembra também de outros serviços prestados à comunidade no período como palestras em escolas. O subtenente diz que já vem há um bom tempo auxiliando e fazendo a transição da passagem do comando com o seu substituto. “Tento sempre oferecer conselhos e ensinamentos para que ele possa trabalhar sempre de maneira agradável, com certeza ele tem competência pra isso e irá cumprir seus objetivos”, esclarece.

Publicidade

O ex-comandante ainda antecipa que deixará adiantado para Luciano Schlindwein a construção do novo quartel. “Está tudo encaminhado junto ao poder público. O terreno já está encaminhado e temos tudo pronto para em um ou dois anos mudarmos de sede. Seria muito gratificante pra mim e pra ele”, declara.

Guabirubense de berço, Luciano Schlindwein conta que a saída do antecessor já era esperada há um tempo pelos anos de serviço prestados e que por ser o bombeiro há mais tempo no quartel, foi designado para a função. “Sabemos das dificuldades, temos um efetivo baixo e uma quantidade crescente de ocorrências. Por mais pacata que Guabiruba pareça, temos uma média de pelo menos cinco ocorrências todos os dias”, explana.

Schlindwein acredita que o seu primeiro desafio será a luta pela substituição da frota de ambulâncias da cidade. “Mais de 90% das nossas ocorrências são atendimentos pré-hospitalares e é necessário que a gente substitua a frota que já é bem antiga”, pontua. Para viabilizar a aquisição, o bombeiro diz que serão procuradas parcerias com núcleos de empresários e o poder público.

O prefeito Matias Kohler tem uma relação histórica com o Corpo de Bombeiros. Quando a corporação foi instalada no município, em 2003, ele era o Secretário de Administração e Finanças da cidade e auxiliou na independência do quartel. “Na época recebi o troféu Amigo do Bombeiro, que guardo com muito carinho em casa. Pra mim, é uma satisfação especial acompanhar essa troca de comandos e ter acompanhado essa trajetória”, destaca.

Kohler valoriza o trabalho realizado pelos bombeiros em Guabiruba e também a nível estadual e nacional. “A presença dos bombeiros em Brumadinho foi o principal elemento nas buscas. Para nós é uma satisfação e uma gratidão por toda a evolução nos últimos anos. Desejo ao Luciano, que é um filho de Guabiruba, sucesso e um grande trabalho. Que possamos caminhar na mesma direção, poder público e os bombeiros”, afirma.

No final do ano passado, o Corpo de Bombeiros completou 15 anos de instalação em Guabiruba.

Notícias de Brusque e Região.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.