Samae realiza obra para melhorar abastecimento de água


Com objetivo de beneficiar a população por meio de um abastecimento de água mais eficaz, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Brusque – Samae realiza no bairro Guarani (rua Ayres Lourenço Penk) um reforço com pedras e enrocamento na barragem.

No total, serão utilizadas 274 toneladas de pedra. Após a obra, a autarquia terá uma captação mais eficiente e com melhor bombeamento de água para a Estação de Tratamento Central.

“A parte da barragem já está pronta. Agora falta o enrocamento, mas para a conclusão aguardamos a chegada de mais pedras. O que deve ocorrer em cerca de 10 dias”, explica o engenheiro civil Armando Alberto Walendowsky (Beto).

Publicidade

Necessidade e benefícios da obra

Os engenheiros do Samae avaliaram que a obra é necessária para nivelar a altura de água na represa. Assim, em períodos de estiagem, o bombeamento de água se mantém eficiente.

Também era necessária a mudança do canal extravasor na barragem, para não formar bancos de areia no entorno da casa de bomba, que poderia dificultar o bombeamento da água para a ETA Central e até causar danos na bomba (entupimentos ou queima).

Além disso, o enrocamento no lado esquerdo da margem do Rio será refeito, pois está com diversas pedras soltas, o que poderia causar desmoronamento do barranco e danos na captação.

De acordo com o diretor da autarquia, Dejair Machado, após a conclusão da obra o Samae terá uma captação mais eficiente. “Não teremos mais problemas para bombear água para a Estação Central (ETA). Deste modo, quem sai ganhando é a comunidade brusquense”.

Notícias de Brusque e Região.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.