Futura reitora da UNIFEBE visita Hospital Azambuja


O Hospital Azambuja recebeu na quarta-feira, 23, a visita da futura reitora do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), professora Rosemari Glatz, que toma posse em abril. Também participaram da visita o atual reitor da universidade, professor doutor Günther Lother Pertschy e o vice-reitor eleito, professor Sérgio Rubens Fantini. A comitiva foi recebida pelo administrador do Hospital Azambuja, Evandro Roza; pelo diretor técnico do hospital, doutor Eugênio José Paiva Maciel e pelo supervisor da Residência Médica, doutor Antônio de Pádua Santos Lanna.

O objetivo da visita foi estreitar as relações da parceria que existe entre as duas instituições desde março de 2018, quando iniciou a Residência Médica: o hospital disponibiliza a parte estrutural, com todos os equipamentos necessários e a UNIFEBE trabalha na formação do médico.

Segundo a reitora eleita, Rosemari Glatz, com a chegada do curso de Medicina, a parceria será ainda mais fortalecida. “São duas instituições voltadas para a comunidade, sem fins lucrativos, com interesses em comum, que convergem no mesmo sentido, que é fortalecer a questão da saúde da nossa região”, destacou. “Foi uma visita bastante produtiva, tivemos uma visita guiada, conhecemos as instalações que hoje já existem para fins da Residência Médica e partir deste ano vão começar a ser utilizadas também para algumas práticas”, concluiu.

Publicidade

Durante a visita, a comitiva conheceu todo o hospital e as instalações do novo espaço do residente. O ambiente está localizado dentro do Hospital Azambuja e foi criado com o objetivo de oferecer um melhor convívio para o residente, para reuniões de estudos e também de descanso entre os turnos de plantão.

Para o administrador do Hospital Azambuja, Evandro Roza, a visita foi importante para, de certa forma, avaliar o trabalho que foi realizado entre as duas entidades e iniciar a conversação de novos projetos que devem ser realizados entre o hospital e a universidade.

“A parceria com o UNIFEBE, que começou com o professor Günther e sua equipe, foi fundamental para que os trâmites de implantação da Residência Médica no hospital tivessem sucesso, e agora com a professora Rosemari tivemos a garantia de que este projeto terá continuidade, com novidades a partir do curso de Medicina e, futuramente, com outras parcerias que possam envolver outros cursos”, concluiu o administrador.

Residência Médica

A Residência em Clínica Médica da UNIFEBE teve início em março do ano passado, no Hospital Azambuja. O lançamento foi realizado em agosto de 2016, com a posse da Comissão de Residência Médica – COREME, coordenada pelo médico doutor Charles Machado.

Foram 28 inscritos para a especialização em Clínica Médica, sendo três aprovados: Felipe Cadore Klabunde, Samara Paula Parmeggiani e Tamires Soares Hoffmann.

A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, destinada a médicos, caracterizada por treinamento em serviço, em conformidade com as áreas definidas pelo Ministério da Educação (MEC) e a legislação vigente. Tem como finalidade o aperfeiçoamento da formação médica e funciona em instituições de saúde, universitárias ou não, sob a coordenação acadêmica da UNIFEBE e orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.

Durante a especialização, os residentes acompanham estágios diferentes que compreendem a parte da enfermaria de Clínica Médica, as subespecialidades de Pneumologia, Gastroenterologia, Cardiologia e Nefrologia, Unidade de Terapia Intensiva e a parte de Atenção Básica e Estratégia de Saúde da Família, na Unidade de Saúde do bairro Águas Claras.

Notícias de Brusque e Região.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.