Estudantes de Pós-graduação da UNIFEBE publicam artigos em congressos nacionais

Alunos de MBA em Gestão da Cadeia Têxtil desenvolveram os trabalhos científicos durante o curso.


As disciplinas do MBA em Gestão da Cadeia Têxtil inspiraram os estudantes de Pós-graduação do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), Ederson Amorim, Luiz Gustavo dos Santos Baby, Renildo de Paula Ramalho e Bruno Postai, a compartilharem seus novos conhecimentos em congressos nacionais voltados à engenharia de produção e do setor têxtil. 

“Nossos acadêmicos são estimulados ao longo do curso a buscarem soluções tecnológicas para situações detectadas dentro de suas empresas. As pesquisas desenvolvidas pelos alunos obtiveram resultados relevantes para as empresas da região e, por isso, merecem ser compartilhadas com a comunidade”, destaca o coordenador de MBA em Gestão da Cadeia Têxtil, professor Wallace Nobrega Lopo.

A pesquisa realizada pelo estudante Renildo de Paula Ramalho, sobre a gestão e o controle por meio de células de produção em uma indústria têxtil, foi publicado no X Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção e no XL Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Além de Renildo, Ederson Amorim também teve seu artigo publicado na ConBRepo, da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR). Na pesquisa, Amorim abordou a utilização de instrumentos de gestão de qualidade para a redução de retrabalhos em uma indústria de beneficiamento têxtil.

Publicidade

Já o trabalho do acadêmico Luiz Gustavo dos Santos Baby tratou das técnicas de Engenharia Operacional, para padronizar processos de acabamentos de fabricação de tecidos planos para artigos de decoração (cortinas). Este artigo, além de ser aceito para a ConBRepo, será publicado na Revista Química Têxtil, ligada à Associação Brasileira de Químicos e Coloristas Têxteis, em abril de 2021.

O periódico internacional, com alcance na América Latina, também publicará a pesquisa do estudante Bruno Postai, que abordou a técnica de dosagem de produtos no tingimento, com foco na economia de produtos e custos para a empresa. A pesquisa estará na edição de janeiro de 2021.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edineia Pereira da Silva, parabenizou os estudantes de MBA em Gestão da Cadeia Têxtil. “Ficamos muito felizes em ver como os conteúdos abordados ao longo do curso, possibilitaram que os estudantes realmente pesquisassem soluções inovadoras em suas áreas de atuação. A Pós-graduação é um diferencial no mercado de trabalho”, conclui.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.
Olhar do Vale
O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí. Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.