Trapézio, corda, malabares, teatro, tecido acrobático. Estas são algumas das atividades desenvolvidas pelos alunos da rede pública municipal de ensino de Brusque, durante as aulas do projeto Circo Escola, na Tenda Cultural.
O projeto faz parte do programa de Educação Integral e, há pouco mais de um ano, atende crianças a partir dos 10 anos. Atualmente oito escolas participam: Escolas de Ensino Fundamental Doutor Carlos Moritz, Poço Fundo, Alberto Pretti, Alexandre Merico, Augusta Knorring, Oscar Maluche, Rio Branco e Escola de Educação Básica João Hassmann.
Durante o projeto, as crianças têm aula uma vez por semana na Tenda Cultural, onde passam por todas as atividades, como explica o professor e coordenador Ruy Bartholo: “Todos aprendem um pouco de tudo, como no circo. Em um circo, uma pessoa não pode saber fazer apenas uma atividade, precisa saber de tudo. Porém, a atividade que desenvolverem melhor é a que vamos buscar praticar mais”.
Bartholo, que trabalha com toda sua família conta também que a atividade circense é excelente para o desenvolvimento motor e social das crianças. “No circo ninguém faz nada sozinho, é necessário o trabalho em equipe. Os exercícios auxiliam na coordenação motora, concentração, equilíbrio e ainda ajudam na socialização com outras pessoas, integração, no combate à timidez, no desenvolvimento da confiança entre eles”.
Ao final da temporada de aulas, as crianças e adolescentes estrelam um espetáculo circense completo, onde mostram aos pais, amigos e à comunidade o que aprenderam durante este período. As turmas que estão em aula neste semestre, entram em cartaz no mês de julho, em data a ser definida.
A coordenadora de Educação Integral de Brusque destaca que o crescimento pessoal e motor das crianças é perceptível já no dia a dia da sala de aula. “Percebemos a melhora no autocontrole deles, atividades que antes não conseguiam fazer e agora conseguem, pois estão mais centrados. Também auxilia muito na disciplina deles”.
O projeto de Circo Escola é uma parceria entre a Secretaria de Educação, que é responsável pela parte financeira, a família Ruy Bartholo, que desenvolve as aulas e Olliver Carminatti, que é responsável pela estrutura física.
Além do Circo Escola, no projeto de Educação Integral há diversas outras atividades desenvolvidas no contra-turno, como Coral, aulas de atletismo, voleibol, basquete, tênis de mesa e handebol. Todas as escolas da rede pública municipal de ensino de Brusque possuem atividades no contra-turno, e de acordo com Tatiane, caminham para a Educação Integral. Em média, um estudante do ensino fundamental fica entre seis e sete horas na escola.
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