Piloto de Guabiruba é destaque no Brasileiro de Gaiola Cross


Desde pequeno, a paixão pela adrenalina e pelas corridas off road correm pelas veias de Oberdan Bornhausen Kohler, de 23 anos. O apreço pelas modalidades já vinha de berço, com o tio sendo piloto de motocross e nas trilhas que fazia com o jipe do avô. Mas foi há 10 anos que o guabirubense entrou de fato nas competições de Gaiola Cross, veículos automotores construídos de forma artesanal ou industrial, em aço tubular de diâmetros variados.

Kohler diz que a primeira competição que realizou foi a convite de amigos de Pomerode e que isso o motivou a seguir carreira no esporte. “A gente foi gostando cada vez mais depois dessa prova e começamos investindo em projetos novos para poder competir, pois era totalmente diferente das trilhas, assim fomos investindo até hoje e melhorando para ter bons resultados”, detalha.

Publicidade

No começo do mês, o piloto de Guabiruba conquistou a 1ª etapa do Campeonato Brasileiro Jeep Gaiola Cross, em Horizontina, no Rio Grande do Sul. Nem o alto custo, manutenção do equipamento e os longos 800 km de distância até a cidade gaúcha impediram o guabirubense de competir, que contou com o apoio de patrocinadores. “Valorizo muito essa vitória na categoria aspirada, pois muitos carros dessa categoria estão com uma potência incrível, mas com muito sofrimento e luta consegui vencer”, comemora o piloto.

O campeão da primeira etapa espera concluir as demais com uma boa pontuação para enfim ser coroado com o título no final do ano. “Sabemos que no nosso esporte acontecem muitos imprevistos como quebras e outras coisas, mas vamos seguir firme e com fé que iremos terminar o campeonato sem problemas e sermos campeões”, projeta.

De acordo com Kohler, a preparação para o campeonato exige muita união entre toda a equipe. “Tenho muitos amigos patrocinadores que dão a maior força para que eu possa preparar o carro da melhor forma. Depois do carro todo pronto, chega a hora de carregar, seja na carretinha reboque ou no caminhão e preparar as ferramentas, alimentos, roupas, e outras utilidades para seguir viagem para a corrida, que às vezes são disputadas à até 1000 km de distância de Guabiruba”, explica.

O Campeonato Brasileiro Jeep Gaiola Cross possui nove etapas ao longo do ano, com a próxima etapa sendo disputada em Guabiruba, no dia 13 de abril. Além destas etapas, os pilotos correrão em Guabiruba, Capivari de Baixo, Brusque, San Vicente, na Argentina, Americana/SP, Ivaí/PR, Glorinha/RS e Forquetinha/RS.

A secretária de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude, Márcia Hochsprung Watanabe, acredita que o gaiola cross é uma modalidade com cultura preservada, pois os campeonatos estadual e brasileiro existem há vários anos. Márcia espera que Oberdan possa voltar a vencer na etapa de Guabiruba. “Ele é um grande piloto, torcemos para que tenha um bom ano e que no mês que vem tenha sucesso novamente”, finaliza.

Confira o calendário das provas do Campeonato Brasileiro Jeep Gaiola Cross 2019:

02/03 – Horizontina/RS

13/04  – Guabiruba/SC

18/05 – Capivari de Baixo/SC

19/06 – Brusque/SC

17/08 – San Vicente – Argentina

21/09 – Americana/SP

12/10 – Ivaí/RS

09/11 – Glorinha/RS

30/11 – Forquetinha/RS

Notícias de Brusque e Região.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.