Com a presença de Joel Santana, Paysandú inaugura monumento e lança livro


A bonita trajetória do Clube Esportivo Paysandú, mais uma vez, estará resgatada nos anais da história. Diante muita expectativa, o centenário clube brusquense realizou nesta sexta-feira (30) o lançamento do livro “Para Sempre o Mais Querido”, que detalha momentos marcantes da história do alviverde da Pedro Werner.

A obra “Para Sempre o Mais Querido – Histórias e memórias do Clube Esportivo Paysandú” é de autoria do professor universitário e Mestre em Direito, Ricardo José Engel, que assinou o livro junto com o atual presidente do Paysandú e um dos grandes nomes da história do clube, o ex-goleiro Valdir Appel, já com inúmeras obras assinadas.

O lançamento do livro atraiu diversas autoridades, ex-atletas e celebridades do meio esportivo na sede social do Paysandú, entre eles o folclórico treinador Joel Santana, com trabalhos no Corinthians, Vasco, Flamengo, Botafogo, além de outras potencias do futebol brasileiro. “O Valdir é meu amigo e compadre, nos conhecemos há cerca de 40 anos quando ele foi para o Vasco e fizemos uma amizade muito grande. Estou muito feliz em estar aqui, com o aniversário do clube e participar do lançamento do livro. Fui muito bem acolhido na cidade e estou feliz”, destaca ele, ao elogiar o companheiro da bola. “O Valdir, acima de companheiro e amigo, é praticamente um irmão para mim. Por isso é uma satisfação estar aqui. Não é todo dia que fazemos 100 anos. O Paysandú e a cidade estão de Parabéns”, comenta.

Publicidade

Presente no ato, o prefeito em exercício de Brusque, José Ari Vequi, celebrou ao lado de dirigentes e ex-dirigentes do alviverde o lançamento do livro e de outro evento reservado para a noite: a inauguração do marco histórico dos 100 anos, que teve apoio da Prefeitura de Brusque.

Ari, que é paysanduano, retratou a felicidade de estar presente no momento e enalteceu a importância da equipe alviverde para a cidade para o futebol de Santa Catarina. “A história do Paysandú se confunde com a própria história do futebol catarinense e da cidade de Brusque, pois não podemos esquecer que foi aqui onde tudo começou”, destacou o prefeito em exercício.

Ele lembra que por muitos anos o time alviverde fez com o Carlos Renaux um dos principais clássicos do estado. “O Paysandú, hoje, é um patrimônio histórico da nossa cidade, por todo pioneirismo e importância que teve no desenvolvimento do esporte e do povo brusquense como um todo, fruto do trabalho de pessoas que sempre vestiram a camisa alviverde com muito amor e paixão para construir essa bonita história”.

Sobre a obra

Em meio ao lançamento do livro e a inauguração do marco dos 100 anos, todos os convidados tiveram a oportunidade de prestigiar uma galeria com fotos históricas do clube alviverde.

O livro “Para Sempre o Mais Querido – Histórias e memórias do Clube Esportivo Paysandú” tem 280 páginas, com fotos históricas e o selo de qualidade da Editora Unifebe. A impressão é da Gráfica Pallotti.

Valdir Appel ressalta que é um momento especial para o clube que em 30 de dezembro comemora oficialmente o centenário. “Para mim, em especial, é uma grande satisfação estar à frente do clube neste ano do centenário, e viver esse momento de inauguração do marco, exposição fotográfica e lançamento do livro. As coisas ocorreram de forma perfeita e com certeza isso ficará marcado para todos nós”, comenta.

Parceiro de Appel na obra, Ricardo José Engel foi o principal responsável por fazer todo o resgate histórico dos 100 anos do clube. Ele ressalta que o Paysandú representa parte da história catarinense. “É uma grande satisfação ver a alegria das pessoas em relatar suas histórias e saber que essa história centenária do Paysandú está sendo resgatada, pois a história do Paysandú tem grande expressão para Santa Catarina e é algo que o clube tem de mais valioso”, comemora.

Notícias de Brusque e Região.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.