Emocionante: PM evita que senhora caia no golpe do falso sequestro


FALSO SEQUESTRO (754x593)
Foto: divulgação PMSC –

Brusque – A astúcia e pronta resposta da Polícia Militar de Brusque foi mais uma vez evidenciada na manhã desta quarta-feira (29), depois que uma guarnição evitou que uma senhora de 61 anos de idade caísse no golpe do falso sequestro. Tudo começou quando a viatura 4335, composta pelos soldados Gabriel e Bernardon, efetuavam rondas nas imediações do Bairro Dom Joaquim. Foi quando alguns moradores chamaram a atenção dos policiais e pediram para eles pararem.

Eles informaram que a mulher estava sendo vítima do possível golpe e que, inclusive, já estava a caminho da Lotérica Azambuja, situada no Bairro Azambuja, para efetuar o depósito do “resgate” pedido pelos bandidos – que de sequestradores nada tinham e, sim, falsários -, no valor de R$ 500. Em posse das informações e caractertísticas da idosa, identificada como sendo Teresa Carneiro, a equipe militar se deslocou na busca pela vítima em potencial.

E ela foi encontrada alguns minutos depois, já nas proximidades da agência. Muito nervosa, ela esboçou, inclusive, uma tentativa de fuga, alegando que os “sequestradores” do outro lado da linha não iriam admitir a intervenção da PM neste caso. Teresa, que trabalha como faxineira, havia acabado de sacar o seu salário e grande parte dele iria ser utilizado para pagar os criminosos que ainda estavam com a ligação em andamento no aparelho de telefone celular da mulher, que temia pela vida de sua filha, Narli Pellentier (41).

Publicidade

Após muitas tentativas de diálogo com a mãe desesperada, os policiais conseguiram pegar o celular da mulher. Um dos PMs conversou com os bandidos, afirmando que era irmão de Narli, pedindo para falar com ela. Para confirmar o golpe, pediram e insistiram que a mulher que fingia ser a filha dissesse onde trabalhava. Obviamente a resposta correta não veio. Golpe identificado. Ainda por telefone, o soldado se identificou como militar, quando foi xingado pela pessoa do outro lado da linha. Os criminosos desligaram e não voltaram a manter contato.

Mas a mulher ainda não havia se acalmado totalmente, o que ocorreu apenas depois que os dois PMs a levaram até a casa de sua filha, que estava sã e salva.

A Polícia Militar de Brusque pede para que nestas situações se mantenha a calma. Se trata de uma situação difícil, mas a prioridade nestas horas é checar se a informação é, ou não, verdadeira. Ligue para o suposto sequestrado, ainda que o bandido diga para não faze-lo. Desconfie das ligações longas. Em sequestros reais, 90% das ligações duram menos de um minuto, a fim de que não sejam rastreadas.

por Wilson Schmidt Junior

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.