EEB João XXIII: uma escola sustentável


Brusque – Desde o começo do ano de 2015 os professores da Escola de Educação Básica João XXIII, situada na Rua Florianópolis, Bairro Primeiro de Maio, trabalham o tema sustentabilidade com seus alunos. Através de várias abordagens, com o uso das mais diversas frentes de trabalho, os profissionais da educação levam para os alunos diferentes modos de aprender e se conscientizar sobre como deixar o espaço onde residem mais ecologicamente correto. Surgiu aí o Projeto Escola Sustentável.

De acordo com a assistente técnico pedagógico Noêmia Gattis, o principal objetivo é fortalecer o desenvolvimento de atitudes de preservação dos recursos naturais, reaproveitando resíduos produzidos na escola, fazendo com que tais atitudes também sejam levadas para o seu cotidiano. Isto, claro, sem esquecer as outras matérias escolares. “Uma atividade interdisciplinar que envolvesse todas as áreas como linguagem, matemática, ciências humanas e ciências naturais. Tudo a gente está tentando se reutilizar e também se criar uma cultura de sustentabilidade, que poucas pessoas têm. Fazer pouco lixo, fazer coletas de pilha e óleo”, frisou a educadora.

Ainda segundo Gattis, o projeto tomou uma proporção maior do que a esperada, engajando até mesmo os pais dos alunos e a comunidade em geral. Para tanto, os professores da EEB João XXIII tiveram uma ajuda do Serviço Social do Comércio (Sesc) e da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema). “A gente teve duas reuniões pedagógicas voltadas somente para o professor. E nisso a gente ficou parceiro”.

Publicidade

Como você pode observar nas imagens abaixo, alguns dos trabalhos realizados junto com os alunos do educandário chamam bastante a atenção. São exemplos o jardim vertical, a horta e a reutilização do óleo de cozinha para se fazer sabão. Sobre o jardim, Nôemia citou que é um dos que mais representa o projeto. “Quando os pais e alunos entram na escola já notam. Dá um ar mais aconchegante”, finaliza.

Confira a galeria de fotos:

por Wilson Schmidt Junior

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.