Prefeitura realiza formatura de Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT)


A Prefeitura de Brusque e o Centro de Integração Empresa Escola de Brusque (CIEE) realizaram nesta quinta-feira (1) a formatura de 20 jovens do Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT).

A iniciativa visa oportunizar a jovens que estão no período escolar, de 14 a 17 anos, oportunidades de capacitação nas empresas. A ação tem ainda como objetivo combater o trabalho infantil por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da Secretaria de Assistência Social e Habitação de Brusque.

Os jovens desenvolveram atividades nas empresas de 13 de agosto a 22 de outubro. Conforme destaca o secretário de Assistência Social de Brusque, Deivis Junior, essa é apenas a primeira turma. A intenção da secretaria, com apoio do CIEE, é auxiliar para formação de novas turmas com o objetivo de atender ainda mais jovens. “Para gente, é um prazer participar deste programa através do Peti. São jovens que estamos capacitando para o mercado de trabalho, ao proporcionar experiências e conhecimento por meio da iniciativa”, disse, durante a cerimônia de formatura.

Publicidade

A coordenadora do CIEE Brusque, Cátia Maffezzolli, agradeceu a parceria com a Prefeitura de Brusque. Ela lembra do ineditismo da ação e a importância para estes jovens e adolescentes. “A ideia é ofertar uma formação humana, por meio de experiências profissionais visando a inserção destes jovens e adolescentes para ocupar o mercado de trabalho. Por isso, agradecemos a Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Assistência Social, por abraçar esse projeto”.

Ela afirma que os jovens formados pelo PIT podem ter preferência dentro de iniciativas do CIEE em programas como o Jovem Aprendiz. Por fim, Cátia e o secretário de Assistência Social, Deivis Junior, ainda ressaltaram a importância da iniciativa privada para o programa. “Precisamos que as empresas cada vez mais abram as portas para receber estes jovens. São adolescentes promissores, que muitas vezes só precisam de uma oportunidade”, diz o secretário. “Cremos que é uma função social muito importante. Muitas vezes não gostamos quando vemos um jovem na rua, porém, não fazemos nada de forma efetiva para que ele possa ter outra alternativa. Por isso essa conscientização e participação do empresariado é muito importante para a iniciativa”, completa Cátia.

A cerimônia de formatura foi realizada no auditório da Faculdade São Luiz. O evento contou com pais, profissionais do CIEE, alunos e também com a presença do coordenador da Assistência Social de Brusque, Gabriel Carlos Boos.

Notícias de Brusque e Região.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.