Desfile Cívico e corte da Cuca Gigante marcam os 159 anos do aniversário de Brusque


Centenas de brusquenses tomaram à avenida Cônsul Carlos Renaux neste domingo (4) para celebrar os 159 anos de Brusque. Seis agrupamentos e 43 grupos de entidades de setores públicos e privados deram o tom da festa no tradicional desfile cívico que marca o aniversário do município.

Fora da avenida, a população de Brusque também compareceu em peso para prestigiar os astros da passarela que desfilaram ostentando de forma criativa o tema sustentabilidade. Escolas, universidades, entidades esportivas e culturais, ongs, protetores de animais, forças de segurança, além de entidades socioassistenciais, foram alguns dos grupos representados durante pouco mais de uma hora de desfile. Os primeiros a desfilarem foram os representantes do Corpo de Bombeiros de Brusque, instalados na cidade desde 9 de novembro de 1982. Já os últimos foram a Polícia Militar, que desenvolve projetos importantes como Proerd, Transitolândia, Rede de Vizinhos, Conselho de Segurança, entre outros.

Chamaram a atenção também os projetos realizados nas escolas de Brusque que ganharam feição no rosto das crianças da rede pública municipal. Foram várias iniciativas apresentadas destacando a sustentabilidade com o uso de materiais recicláveis. “Acredito que uma vez que promovemos nas escolas o projeto Nossa Escola Nosso Lar, o tema sustentabilidade está ali permeando todas as ações. Trazer esse tema para a avenida Cônsul Carlos Renaux é uma forma de mostrar para a população que sabemos a importância do desenvolvimento econômico, mas que não podemos esquecer outros temas. Temos que atuar sempre no sentido de que haja relação harmoniosa entre a natureza e o progresso”, destaca a secretária da Educação, Eliane Aparecida Busnardo Buemo.

Publicidade

Corte da Cuca Gigante

Além do desfile cívico, outro ponto marcante da comemoração dos 159 anos de Brusque foi o corte da cuca gigante, feito pelo prefeito de Brusque, Jonas Paegle, ao lado do vice, Ari Vequi. A deliciosa cuca de 28 metros foi feita por merendeiras da Escola Paquetá e distribuída à população que pôde saborear uma das principais marcas da cultura brusquense.

Tudo passou pelas mãos e pelo carinho da merendeira Wanderléia Paoli, ao lado das também merendeiras Ana Maria Paoli, Jovelina Voss e Marileide Simone da Silva. “Já trabalhamos com a venda dessas cucas por meio da APP da escola e tivemos a grande honra de fazer elas para serem degustadas nesta festa tão bonita de 4 de agosto, data de aniversário da cidade. Foi algo que fizemos com muita garra e amor”, conta Wanderléia.

Prefeito alemão e autoridades prestigiam o evento

O desfile cívico e o corte da cuca gigante foi acompanhado por diversas autoridades, além de vereadores e secretários municipais. A presença mais simbólica foi a do prefeito alemão Sven Weigt, da cidade de Karlsdorf-Neuthard, que esteve com uma comitiva do país europeu em Brusque acompanhado do prefeito de Guabiruba, Matias Kohler.

Ele se mostrou impressionado com a festa e disse que era uma alegria enorme participar deste momento. “Estive várias vezes no Brasil, mas participar desta festa de aniversário é algo muito singular e importante. Não imaginava ver aqui uma festa tão bonita e organizada, é um lugar onde se sente a alegria das pessoas”, destaca.

O prefeito de Karlsdorf-Neuthard também elogiou a escolha do tema sustentabilidade por parte da prefeitura municipal. “Me chama a atenção aqui essa preocupação com a questão climática. Não vemos na Alemanha um sentimento tão forte como se vê aqui. Lá, temos dificuldade de motivar pessoas e de compartilhar esse sentimento”, observa.

Outra personalidade de destaque presente no evento foi o deputado federal Celso Maldaner (MDB). Ele também foi só elogios ao desfile. “Estou impressionado pelo número de crianças desfilando nesse dia de homenagem aos 159 anos de emancipação política e administrativa de Brusque. É uma cidade tão importante no cenário catarinense e nacional, com melhores índices de qualidade de vida; principalmente na área de segurança, é um orgulho para o Brasil. Fico muito honrado em pode prestigiar essa festa”.

Prefeito e vice enaltecem desfile e participação popular

Prefeito e vice de Brusque, Jonas Paegle e Ari Vequi, respectivamente, enalteceram o desfile e a participação popular. Para Paegle, a comunidade ter abraçado o evento mostra o quão forte é o sentimento de ser brusquense e o orgulho das pessoas em resgatar e, ao mesmo tempo, promover a cultura da cidade. “É um momento de alegria e satisfação ver a confraternização e a presença de todas essas pessoas. Com certeza, todos levam algo muito positivo daqui. É sempre muito especial compartilhar momentos como esse e ver a alegria do nosso povo”, diz.

Vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi destaca a presença maciça de famílias e crianças representadas pelo povo brusquense que aqui nasceu ou escolheu Brusque para viver. “Temos uma cidade muito rica culturalmente, com muita história e tradição. Vivemos um momento em que temos muitos motivos para comemorar, como os melhores índices de segurança pública do país, o segundo do estado em governança. Então, são diversos motivos que nos enchem de orgulho em estar aqui neste domingo”, finaliza.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.