Descendente dos Gracie visita Brusque e revela desafios do jiu-jitsu

Rocian Gracie, o primeiro da esquerda para a direita é descendente dos percursores do jiu-jitsu no Brasil.

O mestre jiu-jitson Rocian Gracie esteve em Brusque na última quinta-feira (17) para proferir um seminário sobre a metodologia que ele utiliza com atletas da Rilion Gracie Academy, localizada na Avenida Bepe Rosa. A metodologia de Rocian é aplicada na academia.

Além do seminário, Gracie, que é descendente dos criadores do jiu-jitson brasileiro, participou da graduação de vários atletas que puderam mudar de faixa com a presença do atleta.

Rocian conversou com a nossa reportagem e falou sobre os desafios do esporte no Brasil e a grande marca da modalidade: o respeito.

Publicidade

De acordo com Rocian, o jiu-jitsu  “é um estilo de vida não é só parte técnica, mas é filosófica, baseada no respeito: quando você aprende a respeitar a si mesmo, o respeito para com as outras pessoas é automático e acaba facilitando a convivência com elas’, explica.

Mas quais os desafios da modalidade nesta era? O atleta afirma que é cada vez mais mostrar a modalidade como uma arte positiva:

” Eu acho que o grande desafio é demonstrar o jiu jitsu de forma positiva porque  o jiu jitsu é uma arte marcial que  ainda é  vinculada a algumas ações negativas do passado, mas o jiu jitsu só faz o bem, só acrescenta, tanto  é que ele é conhecido no mundo inteiro e vem crescendo no mundo inteiro através dessas ações positivas. Para se ter uma ideia, na Arábia o jiu-jitsu foi adotado como arte nas escolas”, finaliza.

Texto e Foto: Anderson Vieira

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.