CPI da Cosip toma três depoimentos e dispensa uma oitiva

Vereadores buscam subsídios para elucidar fatos investigados pela comissão


A primeira sessão de oitivas da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Cosip foi realizada na tarde desta segunda-feira, 21 de setembro, no plenário da Câmara Municipal de Brusque. Foram tomados os depoimentos de Carlos Beuting, engenheiro eletricista da Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura; o secretário da pasta, Ricardo José de Souza; e o diretor de manutenção do mesmo órgão, Nik Imhof. Também chamado a depor, o servidor Marcel Paza acabou dispensado pelos parlamentares após declarar que não exercia nenhuma atividade no setor de obras à época dos fatos sob análise da comissão.

Sob a presidência de Ana Helena Boos (PP), a CPI averigua suposto uso irregular de recursos da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) para a aquisição de decoração natalina, pelo Município de Brusque, nos anos de 2017 e 2018. Cleiton Luiz Bittelbrunn (DEM) é o relator dos trabalhos do grupo, composto ainda por Deivis da Silva (MDB), Gerson Luís Morelli, o Keka (Podemos), e Sebastião Alexandre I. de Lima, o Dr. Lima (PL).

Encaminhamento
Como desdobramento da reunião, os cinco vereadores concordaram, por sugestão de Deivis da Silva, em solicitar ao Poder Executivo cópias de uma série de documentos relativos ao período compreendido entre 2012 e 2016: memorandos de licitação; pareceres contábeis e jurídicos; pareceres do Controle Interno, caso existam; portarias que nomearam pregoeiros e fiscais de contratos; notas de empenho; ordens de compra; e notas fiscais referentes a compras e contratações de decoração natalina. O objetivo do pedido é levantar subsídios que ajudem a contextualizar informações colhidas durante as oitivas iniciais.  

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Próximos depoimentos
Novos testemunhos estão agendados para esta terça-feira, 22. A diretora de licitações e contratos da Prefeitura, Christiane dos Santos da Silva, falará às 12h15; o contador Cristiano Bittencourt, às 14h; e o diretor geral da Controladoria-Geral do Município, Daniel Felício, às 15h.

Transmissão e cobertura
Devido às restrições impostas pelo período eleitoral, as transmissões online de reuniões legislativas estão interrompidas desde 15 de agosto. Porém, todas as sessões presenciais são gravadas e disponibilizadas ao público em www.camarabrusque.sc.gov.br.

Profissionais da imprensa podem acessar o plenário para a cobertura jornalística desde que respeitadas as medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus (Covid-19) adotadas pela Câmara.

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