Covid-19: Brusque recebe 10 ventiladores Pulmonares para UTI

Entrega foi realizada nesta tarde e foi acompanhada pelo secretário de Saúde, Humberto Fornari

Foto: Prefeitura de Brusque

O município de Brusque recebeu do Governo do Estado 10 ventiladores Pulmonares para UTI. A entrega foi realizada na tarde desta quinta-feira (28), no Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux – Hospital Azambuja. O secretário de Saúde, Humberto Fornari acompanhou a entrega, realizada às 15h.

Ao todo, o Governo de Santa Catarina adquiriu 500 equipamentos fabricados pela empresa WEG. “Agradecemos ao governador Moisés e reconhecemos a atividade que o nosso secretário de Estado da Saúde, o André Motta, está realizando. Ele deu uma abertura democrática para que a gente possa negociar e discutir, mostrando a realidade da nossa região. Teve a sensibilidade e viu que nós temos capacidade de atendimento do povo aqui”, declara Fornari.

De acordo com o secretário, a abertura de novos leitos de UTI para atendimento de pacientes com Covid-19 é uma luta constante da Administração Municipal, desde o início da pandemia. A partir de agora, a montagem das novas UTIs fica a cargo do Hospital.

Publicidade

“Agora contamos com a agilidade e presteza do Azambuja e sua equipe de técnicos, para que montem o mais rapidamente possível esses leitos de UTI Covid-19. É claro, que eles vão passar ainda por uma auditoria do Estado, para credenciamento. Os leitos não serão automaticamente credenciados, até porque o hospital não está com eles prontos ainda”, explica.

Após o credenciamento, pacientes com Covid-19 serão acolhidos em sua integralidade dentro da saúde pública de Brusque. “Até lá, infelizmente, nós precisamos ainda contar com a disposição dos nossos pares do Hospital Oase, de Timbó, que nos dá suporte até o momento”, ressalta.

Segundo o administrador do Hospital Azambuja, Evandro Roza, o pleito pelos 10 ventiladores Pulmonares foi realizado junto com a Secretaria Municipal de Saúde já em abril. “Quando fizemos o pedido, internamente já estávamos trabalhando na parte estrutural. Então, dentro do nosso planejamento, queremos até 15 de junho já estar com o espaço, a UTI mesmo, em funcionamento para receber os pacientes Covid-19”, ressalta.

O administrador reitera, que ficará a cargo do Hospital Azambuja o investimento nos demais equipamentos necessários para o funcionamento de uma UTI. “O kit é composto pelo ventilador, o monitor multiparâmetro, bomba de infusão e a cama. Esperamos não utilizar esses 10 leitos, mas com esses ventiladores a população pode ficar tranquila, que daremos todo o suporte caso alguém precise”, conclui.

Foto: Divulgação Prefeitura de Brusque

Escolta

A Defesa Civil de Brusque e a Guarda Municipal de Trânsito (GTB) auxiliaram na escolta dos equipamentos. “Nós ficamos no apoio logístico. Realizamos o bloqueio do trânsito, para que os respiradores chegassem o mais rápido possível. Agora, o caminhão segue para Timbó”, explica o coordenador da Defesa Civil, Edevilson Paulino Cugiki.

De acordo com ele, o trabalho de segurança pelos órgão municipais foi realizado desde a entrada da cidade. “Viemos fazendo essa parte de acompanhamento e batedor para o caminhão. A operação foi bem planejada e tranquila. A GTB manteve todos os semáfaros abertos. A única dificuldade foi para o caminhão estacionar em frente ao hospital, pois a área é pequena”, completa.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.