Covid-19: Brusque e região voltam para estado gravíssimo

mapa de risco sc coronavirus
Foto: Divulgação

O Governo de Santa Catarina e a Secretaria de Estado da Saúde divulgaram nesta quarta-feira, 25 de novembro, os dados da Matriz de Risco Potencial.

Das 16 regiões de saúde avaliadas, apenas três delas, Extremo-Oeste, Alto Uruguai Catarinense e Foz do Rio Itajaí, não ficaram no Risco Gravíssimo – todas as outras 13 foram classificadas na cor vermelha, que é o mais alto nível de Risco, enquanto as três regiões ficaram na cor laranja, que é o risco grave.

A região do Alto Uruguai Catarinense foi a única, em comparativo com a semana passada, que desceu um nível na Avaliação, do Gravíssimo para o Grave. A região de Xanxerê continua na terceira semana no nível mais preocupante de proliferação do vírus, enquanto Laguna está na segunda semana.

Publicidade

O Extremo-Oeste e a Foz do Rio Itajaí, por sua vez, foram reclassificadas do nível gravíssimo para o grave.

No caso do Alto Uruguai, embora o Evento Sentinela esteja alto, a capacidade de atenção ainda está no nível amarelo, o que lhe coloca num estado de alerta, mas não perigoso. Seu índice de transmissibilidade, idem, é o menos nocivo comparado às outras regiões.

15 das 16 regiões estão com o índice de transmissibilidade no gravíssimo, ao mesmo tempo em que 9 dessas regiões estão com a capacidade de atenção também no último nível – caso de Alto Vale do Itajaí, Carbonífera, Extremo Sul Catarinense, Laguna, Nordeste, Oeste, Planalto Norte, Serra Catarinense e Xanxerê.

Para a avaliação da Matriz de risco são avaliados quatro itens:

  • Evento sentinela: mede a mortalidade da Covid-19. Nas regiões em alerta, o índice aponta que a pandemia continua em expansão;
  • Transmissibilidade: variação no número de confirmação e casos ativos. Regiões em alerta apresentam alta no número de casos;
  • Monitoramento: casos investigados e inquérito de síndrome gripal na comunidade;
  • Capacidade de atenção: mede a ocupação dos leitos de UTI.

O Governo do Estado informou que há 332.076 casos confirmados de Covid-19 em Santa Catarina. Desses, 304.494 são considerados recuperados e 24.052 continuam em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta terça-feira, 24. Desde o início da pandemia, 3.530 mortes foram causadas pelo novo coronavírus. A taxa de letalidade é de 1,06%.

Brusque registrou nas últimas 24 horas 166 novos casos de Covid-19. Agora, a cidade conta com 7.966 pessoas que já contraíram a doença. Deste total, 7.095 já estão recuperadas. Há 810 casos ativos, com 18 pessoas na enfermaria e 14 na UTI. Há 1.102 casos em investigação, com 2050 pessoas monitoradas em domicílio. Desde o início da pandemia, 61 óbitos foram registrados.

O que fica proibido?

Com a atualização, as aulas presenciais nas áreas que estavam na cor laranja na semana passada não podem mais ocorrer.

Nas regiões classificadas como gravíssima, apenas atividades de reforço estão autorizadas pelo governo. 

  • suspensão de atividades em cinemas, teatros, casas noturnas, museus, assim como de eventos, shows e espetáculos –
  • suspensão de concentração e de permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praias e praças, com exceção da prática de esportes individuais;
  • suspensão de conferências públicas ou privadas que acarretem aglomeração de pessoas, com exceção de missas e cultos religiosos;
  • limite de 50% da capacidade do estabelecimento para shoppings, centros comerciais e galerias – portaria 743/2020;
  • limite de 30% da capacidade do estabelecimento para hotéis, pousadas e albergues – portaria 743/2020;
  • academias de ginástica só podem funcionar com 30% da capacidade – portaria 713/2020;
  • futebol recreativo está proibido – portaria 664/2020;
  • congressos estão proibidos – portaria 715/2020;
  • feiras estão proibidas – portaria 716/2020;
  • proibição do funcionamento de parques aquáticos – portaria 705/2020;
  • templos religiosos: lotação máxima de 30% da capacidade do templo – portaria 736/2020;

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.