A Corrupção no Brasil


O Brasil perde com a corrupção anualmente 85 bilhões de reais, ou seja, 2,3% de toda a riqueza produzida no país, o que daria para erradicar a miséria no país e ainda sobraria dinheiro. Nos últimos dez anos o valor desviado pela roubalheira totaliza 720 bilhões de reais (Revista Veja). Não tem como não ficar indignado com essas notícias e pasmo pelos valores subtraídos de forma criminosa, covarde e ainda amparado pelo cartel político e pela nossa legislação leniente.

    Acompanhamos diariamente nos meios de comunicação a falta de estrutura mais básica na área de saúde, educação e segurança pública, sem falar em outras áreas indispensáveis para o desenvolvimento do nosso País. A alegação dos nossos governantes é que faltam recursos para estruturar o país e disponibilizar salários dignos para os funcionários públicos, principalmente nas áreas acima citadas, mas, pergunto ao leitor: e o dinheiro desviado pelos ralos da burocracia e da politicalha brasileira? Imagina os investimentos que poderiam ser feitos com a metade do dinheiro desviado… Digo metade, pois, não sou utópico em achar que um dia poderemos estar plenamente livres da corrupção em qualquer setor em nosso país.

Muitos alegam que a origem da corrupção no Brasil é em virtude da nossa herança genética advinda dos nossos colonizadores portugueses, mas acredito que esse pensamento é simplista demais, é uma desculpa esfarrapada para esconder os reais motivos de nossa índole desonesta: a falta de ética, de moral, de respeito ao próximo, do corporativismo político, do brasileiro querer levar vantagem em tudo e, sobretudo, da impunidade que grassa o nosso país de norte a sul.

Publicidade

Com certeza a maioria dos brasileiros, nas suas mais diferentes atividades profissionais, é honesta. São trabalhadores que batalham a vida toda para sobreviver nessa selva de pedra. Não tenho dúvida nenhuma que nossos policiais, professores, médicos, engenheiros, técnicos das mais diferentes áreas, e outros muitos profissionais, até mesmo políticos, são os melhores em cada área, pois conseguem trabalhar mesmo com falta de estrutura e de incentivo para desempenharem da melhor maneira possível suas atividades. O problema é a minoria criminosa, que além de deturpar toda uma classe profissional, ainda consegue desviar o nosso dinheiro para proveito próprio ou de um pequeno grupo.

Precisamos cobrar dos nossos governantes e legisladores uma fiscalização mais intensa e rigorosa contra a corrupção, precisamos ficar alertas e denunciar qualquer irregularidade. A corrupção não acontece somente na vida pública e política, a corrupção acontece todos os dias com simples gestos de falta de civilidade, educação e respeito ao nosso semelhante. Pense nisso e faça um mundo melhor!

Nestas horas lembro-me do pensamento de Einstein: “Apenas duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana”.

Um grande abraço!

Mande sua sugestão ou opinião para o e-mail: [email protected]

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.