Confirmado 1º caso de Febre Amarela em humano, em Pomerode

febre amarela brusque
Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Pomerode confirmou nesta quinta-feira, 20 o resultado positivo detectado em um homem de 45 anos, morador do Alto da Serra, em Pomerode de Febre Amarela.

Ele não tem registro de ter tomado a vacina. 

Em caso de suspeita ou de apresentar os sintomas principais da doença (início súbito de febre; calafrios; dor de cabeça intensa; dores nas costas; dores no corpo em geral; náuseas e vômitos; fadiga e fraqueza), procure imediatamente um hospital.

Publicidade

A orientação é que caso de dúvidas, uma unidade de saúde seja procurada.

Macaco Morto

Na última terça-feira (18) foi encontrado um macaco morto no bairro Limeira Alta, em Brusque. Este é o segundo macaco encontrado morto no bairro, por isso a população deve se manter atenta e se vacinar contra a febre amarela.

Vale lembrar que macacos não transmitem a doença, são apenas vítimas do vírus. A orientação da Vigilância em Saúde é que caso seja encontrado um animal morto, o órgão seja acionado imediatamente por meio do telefone (47) 3110-1009.

Prevenção e ocorrências

A única maneira de se prevenir contra a Febre Amarela é tomando a vacina que está disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem sala de vacinação.

Se não possui o documento comprovando a imunização é prudente tomar uma nova dose, pois não há contra indicação.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.
Olhar do Vale

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.