Casa de Brusque aprova projeto de restauração pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc

museu casa de brusque

O Museu Casa de Brusque, mantido pela Sociedade Amigos de Brusque e de Apoio ao Museu Histórico do Vale do Itajaí, possui em seu jardim peças de singular relevância histórica, como o Mausoléu que guarda os restos mortais do Conselheiro Francisco Carlos de Araújo Brusque e familiares, e busto de seu fundador Ayres Gevaerd. 

Com o apoio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei no 14.017/2020) esse patrimônio cultural do município de Brusque, está sendo restaurado por Karl Guenther Theichmann, escultor e restaurador. “É importante ter a manutenção das peças e fazer a restauração porque faz parte da história e o museu é uma referência na região”, afirma Theichmann. 

O projeto intitulado “Restaurar para Preservar: Restauração do Mausoléu do Conselheiro Brusque e busto de Ayres Gevaerd”, foi aprovado na categoria Manutenção de Espaços e Empreendimentos Culturais, recebendo o valor de R$ 10.000,00 (Dez mil reais).

Publicidade

Segundo o presidente do Museu Casa de Brusque, Ricardo Scharf, “as duas restaurações desse projeto fazem alusão à personagens de nossa história e historiografia. A preservação de peças históricas de nosso município é de grande importância, pois é por meio delas que se pode fazer estudos, assim como também preservar a memória e contribuir com a cultura e a identidade de nosso município”, analisa.

Uma pesquisa histórica também está sendo realizada pelo historiador Hugo Grubert para a elaboração de um livreto digital que será disponibilizado de forma gratuita no site do museu, explicando a importância dessas personalidades. 

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.