Campanha de Multivacinação nos bairros de Guabiruba

tag saúde brusque

Para atualizar a caderneta de vacinação dos moradores de Guabiruba, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realiza em outubro a Campanha de Multivacinação nos bairros, que consiste em levar a Sala de Vacinas, localizada na Policlínica, para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O objetivo é facilitar a imunização de toda a população: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Serão aplicadas vacinas contra o tétano, sarampo, rubéola e caxumba (tríplice viral), hepatite A e B, varicela, HPV, entre outras. Para tomar a vacina, é necessário levar a caderneta de vacinação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um documento. Quem tiver perdido a caderneta, poderá solicitar a segunda via.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Guabiruba, Ana Lucia Tolentino, explica que é possível resgatar o histórico de vacinação e fazer a segunda via. “O cartão de vacina é emitido logo após o cidadão receber a primeira dose de qualquer vacina. Esse cartão é tão importante como qualquer outro documento. Só com ele o usuário terá a segurança de que está imunizado”, relata.

Publicidade

A secretária de Saúde, Patricia Heiderscheidt, frisa que a única sala de vacinas de Guabiruba fica na Policlínica, no Centro, e que a campanha visa justamente facilitar o acesso aos moradores dos bairros. “Queremos reforçar o acesso à vacina, pois sabemos que ela, no decorrer dos anos, foi a responsável pela erradicação de muitas doenças. Não podemos correr o risco de perder essa conquista”, pontua.

A campanha inicia na segunda-feira, 8 de outubro, na UBS do Lageado Baixo e encerra no dia 26 de outubro na UBS Guabiruba Sul. O atendimento será das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 durante dois dias em cada unidade (veja o cronograma abaixo).

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.
Olhar do Vale

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.