Campanha de multivacinação e contra a poliomielite iniciaram esta semana


Começou nesta segunda-feira (5) a Campanha Nacional de Multivacinação e contra a Poliomelite. O dia D para as duas campanhas será no dia 17 de outubro, quando as Unidades Básicas de Saúde ficarão abertas durante todo o dia.

A campanha contra poliomielite é voltada para crianças de um ano a menores de cinco anos de idade, que devem ser vacinadas com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. A meta da Secretaria de Saúde de Brusque é imunizar 95% do público, 5.871 pessoas.

A campanha de multivacinação tem por objetivo atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos que não foram imunizados ou que estejam com a caderneta incompleta de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. A medida tenta melhorar as coberturas vacinais, que têm oscilado nos últimos anos.

Publicidadeessências florais

São oferecidas 14 vacinas que protegem contra 20 doenças. Neste ano, também passou a integrar o SUS uma nova vacina, já inserida na campanha: Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

“Devido à pandemia, este ano nossa cobertura está 20% menor. Muitos pais deixaram de vacinar seus filhos e neste momento é a oportunidade para colocar em dia o calendário vacinal e imunizar as crianças, pois para muitas doenças a única forma de evitar é por meio de vacina”, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Alícia Maria de Andrade Fagundes.

Para vacinação é necessário ter em mãos a caderneta de vacinação e o cartão do SUS. As campanhas seguem até o dia 30 de outubro.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.