Cadê a campanha de castração de cães e gatos, dona prefeitura?


 

Como muitos já sabem, a Prefeitura de Brusque deve realizar anualmente duas campanhas de castração de cães e gatos para os animais que estão sob o cuidado da Acapra e para as famílias de baixa renda. Porém, este ano ainda não foram realizadas as tão esperadas castrações.

 

Publicidade

A lei nº 3426, de 30 de setembro de 2011 dispõe sobre a realização das campanhas de castração pela prefeitura, portanto não temos mesmo como intervir neste processo. Segue redação dada:
Art. 7º Serão desenvolvidas no Município de Brusque campanhas de esterilização visando ao controle populacional de cães e gatos, de acordo com as normas a serem expedidas pela Secretaria Municipal de Saúde. (grifo nosso)


§ 1º As campanhas de que trata este artigo serão realizadas, no mínimo, 2 (duas) vezes ao ano. (grifo nosso)

§ 2º Estabelecer-se-á preferência à esterilização de animais atendidos por associações de proteção animal regularmente constituídas, que atuem no Município de Brusque, bem como de animais pertencentes a pessoas de baixa renda, cujos critérios de aferição serão definidos em regulamento.

§ 3º A esterilização contemplará também a realização de procedimentos de vacinação e vermifugação, a serem definidos em regulamento.”

 

Muitas pessoas vêm até os voluntários da Acapra cobrando as castrações da Campanha de 2014. Porém gostaríamos de esclarecer que as castrações dessa campanha são de responsabilidade da Prefeitura, então para cobrar a castração do seu animalzinho que foi cadastrado no início do ano você deve ligar diretamente para a Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Brusque.

Os voluntários da Acapra não saberão responder a seus questionamentos, pois estão na mesma posição que vocês. Estão aguardando serem chamados para castrar seus cães e gatos que estão em suas casas como lares temporários.

 

Já recebemos a informação de  vários casos de cadelas e gatas que engravidaram nesse período de espera, então solicitamos a toda a população que mantenham seus animais em casa, principalmente as fêmeas, e que no período de cio tenham o máximo cuidado para não ter contato com machos.

 

Na nossa cidade temos aproximadamente 4000 animais abandonados e temos que cuidar muitíssimo para não aumentar esse número. Por mais que você cuide e faça boas doações, cada animal que você doa da cria de sua cadela ou gata é um animal a menos que a Acapra consegue retirar da rua e conseguir um local com amor e carinho. Pense nisso!

 

 

 

 

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.