Brusque tem 47 novos casos da Covid-19 nesta segunda-feira (26)

coronavirus brusque
Foto: Shutterstock

A Vigilância em Saúde de Brusque registrou 47 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Segundo o último boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (26) agora são 5.928 diagnósticos positivos. Destes, 5.810 são considerados recuperados e 60 ativos. Atualmente, 158 casos estão sendo investigados e 307 moradores são monitorados em suas residências. No hospital estão internados três pacientes em enfermaria e três na UTI. Desde o início da pandemia o município registrou 58 óbitos.

Orientações e denúncias

A orientação da Prefeitura de Brusque é que todas as pessoas que apresentarem sintomas da doença (tosse, coriza, catarro, febre e falta de ar) procurem imediatamente o Centro de Triagem de Sintomáticos Respiratórios, que está em funcionamento no Pavilhão da Fenarreco, entre 7h e 19h, de segunda a sexta-feira e das 8h às 17h nos fins de semana e feriados.

Publicidadeessências florais

O número (47) 9 8848 1054, que atende exclusivamente pela plataforma WhatsApp, está disponível para esclarecimento de dúvidas e informações sobre a doença.

Denúncias sobre aglomerações, estabelecimentos comerciais que não estão cumprindo as regras do Decreto Municipal e ainda, pessoas com diagnósticos positivos para o Covid-19 que não estão em isolamento podem ser feitas pelo WhatsApp (47) 9 8812 0677.

Novo decreto

A Prefeitura de Brusque editou na tarde desta segunda-feira (26) o Decreto número 8.764, que dispõe sobre novas medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia de Coronavírus (Covid-19).

O novo documento altera o Decreto 8.671, de 20 de julho, e permite o funcionamento de casas noturnas, boates, pubs, casas de shows e afins no município de Brusque, desde que respeitadas as regras de ocupação de espaço, conforme estabelecido na Portaria SES n. 822, de 23 de outubro, e seguidas as diretrizes sanitárias estabelecidas no art. 3º da Portaria SES n. 744, de 24 de setembro.

“Seguindo as mesmas diretrizes do Estado, o município de Brusque está realmente mantendo as mesmas conduções. Vale ressaltar que agora casas noturnas, pubs, casas de show e eventos, assim por diante, estão liberados, com as limitações preconizadas nas portarias estaduais. O mais importante é salientar que apesar da liberação para o funcionamento desses estabelecimentos, as pistas de dança estão proibidas”, detalha o secretário de Saúde, Humberto Fornari.

De acordo com ele, a portaria 744 vem acompanhadas de uma portaria anterior, que traz regramentos para a entrada e permanência das pessoas nos referidos estabelecimentos. “Só para você ter uma ideia, no artigo 3º da portaria 744 está escrito que as mesas deverão ocupar as pistas de dança, sendo que a dança em si está proibida. Isso me deixa um pouco mais tranquilo, pois não vamos ter trocas de pares, aglomerações e contatos interpessoais”, conclui.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.