Brusque recebe 490 doses da pentavalente. Vacinação começa nesta segunda (20)


A Secretaria de Saúde de Brusque, por meio da Vigilância em Saúde, comunica que retoma nesta segunda-feira (20) a aplicação da vacina pentavalente. A prioridade serão crianças que ainda não receberam nenhuma dose. Por ser um pequeno quantitativo – 49 frascos com 10 doses cada – apenas algumas Unidades Básicas de Saúde irão aplicar. Maluche, Dom Joaquim, Limeira, São Luiz, Paquetá, Santa Rita e Steffen, além da Policlínica Central.

A pentavalente é a combinação de cinco vacinas individuais em uma. O objetivo é proteger as pessoas contra múltiplas doenças ao mesmo tempo. As crianças devem tomar três doses da vacina: aos 2, aos 4 e aos 6 meses de vida. Os reforços são feitos com um ano e três meses e, aos quatro anos, com a DTP.

A prefeitura de Brusque esclarece ainda que todas as vacinas, são distribuídas pelo Governo Federal, que repassa aos Estados e por sua vez, distribui aos municípios. A falta da pentavalente vem sendo registrada em todo o Brasil desde novembro. A expectativa é que nas próximas semanas, novos lotes cheguem a Santa Catarina, para que então, a situação seja normalizada.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.