Brusque continua lutando pelo título de capital nacional do rock’n roll


O rock em Brusque já pode ser considerado um patrimônio cultural da cidade. Desde a década de 80, centenas de bandas já foram formadas deixando seus legados. Ano após ano, este número vem aumentando gradativamente, em especial o rock autoral.

As pessoas procuram maneiras de se expressar, e o rock é um bom canal para isso. Hoje em dia, existem mais de 20 bandas autorais brusquenses lançando material, de alta qualidade, com frequência e também fazendo shows por todo o sul do Brasil.

“Nós fomos considerados a capital do rock brasileiro na época que existia o rock carioca do Barão Vermelho, o rock paulista do Titãs, o rock brasiliense do Paralamas; e nós fomos considerados a capital do rock”, diz o vocalista do grupo Bandeira Federal, Luiz Roberto Deschamps. “Mas eu não considero um título, como uma coroa que será carregada pra sempre, é mais parecido como um campeonato. O que é mais importante é sentir que o rock pulsa, que ele está vivo e que dá voz a toda essa molecada”, completa.

Publicidade

As bandas autorais brusquenses não apenas agradam a população trazendo boa música para seus ouvidos, mas também ajuda na economia da cidade. “Essa movimentação da cena de música autoral local gira uma considerável parte da economia local, e diversas atividades econômicas da economia criativa são ativadas. Atividades culturais (expressões culturais diversas, música e demais atividades artísticas), audiovisual, publicidade, design, gastronomia, além de todo comércio tradicional, como lojas de instrumentos musicais e acessórios”, cita o coordenador da Fundação Cultural de Brusque, Igor Alves Balbinot.

“Em partes, a quantidade é essencial para se ter qualidade, não que seja uma competição, arte jamais deveria ser tratada como tal, mas quando, por exemplo, a banda “A” lança um CD, ela instiga a banda “B” a gravar também. Quando a banda “C” grava um vídeo clipe, a banda “D” se vê na necessidade de lançar um vídeo legal também e isto acaba fortalecendo toda a cena, e esta quantidade com, obviamente, qualidade acaba destacando Brusque como um dos principais celeiros do rock catarinense, e isto se torna cada vez mais evidente e palpável,” pontua o letrista e baterista da banda Etílicos e Sedentos, Juninho Tavares.

  • Eventos de rock em Brusque

Vários shows e concertos estão marcados para este e para os próximos meses, sendo o maior deles o Rock na Praça, que será realizado no dia 10 de agosto, e já tem as atrações do evento confirmadas:

16h – Southern
17h – Morenas Azuis
18h – Black Burning Seas
19h – Mosaico Híbrido
20h – Claviceps Purpúrea
21h – Pulsação
22h – Etílicos e Sedentos
23h – The Fighters

  • Confira também a agenda com outros eventos:

    26/07 – 7ª Semana do Rock Catarinense no Rock Bar com Stall the Orange, Etílicos e Sedentos e Commando 47 (Joinville) – 23h;
    27/07 – 7ª Semana do Rock Catarinense no QG Doberro com Stella Folks (Floripa), 1Plugged e Capim – 17h (FREE);
    10/08 – Rock na Praça;
    24/08 – 3° Tobias Blues Session com as bandas Pulsação + Arco Elétrico + banda à confirmar – 16:00 hrs – (Free);
    31/08 – 3º BQ Rock City – Botuva – Eletric Dust e Mosaico Híbrido.

Crédito das fotos: Renato Riffel e Edenilson Junior

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.