Bombeiros levaram 20 horas para combater incêndio em malharia

Divulgação: Corpo de Bombeiros

O incêndio ocorrido ontem (22) em uma malharia na cidade de Guabiruba mobilizou cerca de 22 bombeiros e foi encerrado após 20 horas de combate.

O incêndio estava concentrado na parte média e final do galpão com a estrutura e telhados ainda presente no local; todavia, após 10 minutos da chegada da primeira viatura que chegou no local, ocorreu o colapso estrutural de aproximadamente 70% da edificação de uma área total construída de aproximadamente 2.200m².

Ao lado de uma das paredes do galpão que colapsou haviam duas construções, sendo estas pertencentes a vizinhos da edificação sinistrada, sendo uma delas, um rancho de madeira que servia como garagem que ficou com parte de sua parede carbonizada em decorrência da forte irradiação sofrida e uma outra edificação também em madeira que servia como residência unifamiliar que nada sofreu além da forte irradiação; e, que foram protegidas com o emprego água com o objetivo de resfriamento que fora mantido até que o incêndio cedesse.

Publicidade

O incêndio foi controlado a partir das 03:00 horas da manhã, quando então iniciaram os trabalhos de rescaldo que duraram toda a madrugada e estendendo-se pela manhã e tarde do dia 22/08/2019 quando foi definitivamente encerrado as 16:00 horas.

Assim, por volta das 11:00 horas da manhã iniciaram os trabalhos de retirada de material/entulhos (rolos de malha e rocas de fios) que ainda queimavam em profundidade por uma máquina PC e com o auxílio de dois caminhões caçambas que removeram os materiais/entulhos do local.

Durante o processo de combate a incêndio foram utilizados aproximadamente 220 mil litros de água. Além da estrutura física atingida e já relatada, foram destruídos segundo o proprietário 14 teares.

Quanto ao emprego de viaturas, foram empenhadas para o incêndio seis viaturas, sendo: ABTR-24 de Guabiruba com quatro bombeiros militares e cinco bombeiros comunitários; ABTR-114 de Brusque com três bombeiros militares e dois bombeiros comunitários; ACT-03 de Brusque com um bombeiro comunitário; AT-38 de Brusque com três bombeiros militares; AT-35 de Itajaí com um bombeiro militar e um bombeiro comunitário; ABTR-119 de Itajaí com dois bombeiros militares; ou seja, um total de 22 bombeiros.

As causas do incêndio estão sendo apuradas pela perícia.

Por fim, a edificação foi deixada em segurança aos cuidados do proprietário as 16:00 horas.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.