Barão de Schneeburg será homenageado na Câmara de Vereadores


No próximo dia 17 de setembro, às 17 horas, a Câmara de Vereadores de Brusque, o Museu Casa de Brusque e o Clube Filatélico Brusquense, prestam uma homenagem ao Barão Maximilian von Schneeburg, fundador e primeiro administrador de Brusque de 1860 à 1867. É que no dia anterior a sessão completam-se exatos 150 anos da morte do Barão, ocorrida em 16 de setembro de 1869.

Na oportunidade, usará da palavra na tribuna do legislativo brusquense o presidente do Museu Casa de Brusque, Ricardo Scharf que falará das grandes virtudes pessoais do barão e da fecunda administração que ele promoveu nos sete anos que esteve à frente da Colônia. O Clube Filatélico Brusquense lançará no evento selo personalizado alusivo aos 150 anos, sendo que serão obliterados pelos Correios do Brasil, alguns selos no local.

Para o presidente do Clube Filatélico Brusquense, Jorge Paulo Krieger Filho, honrar a memória do barão von Schneeburg é honrar a história de Brusque. “O selo personalizado que vamos lançar em conjunto com os Correios, a Câmara e o Museu Casa de Brusque é uma forma de perenizar na história e na memória dos brusquenses, os feitos deste homem que doou parte da sua vida pela nossa cidade”, enfatiza Jorge Paulo.

Publicidade

Cerne da célula mãe de Brusque

De acordo com o historiador Celso Deucher, o barão Maximilian von Schneeburg criou e foi o “cerne da célula mãe” daquilo que nós conhecemos por Brusque hoje. Após sete anos servindo a Colônia Itajhay-Brusque, doente saiu daqui para tratar da sua enfermidade e nunca mais retornou, vindo a falecer dois anos depois na Europa. “Ele doou-se apaixonadamente pela Colônia Brusque e seus habitantes e por isso acreditamos e reconhecemos que ele foi o cerne da célula mãe do nosso município. Aqueles sete anos de administração Schneeburg são um exemplo de trabalho e doação ao nosso povo. O barão nos legou uma colônia bem organizada e prospera motivo de orgulho para todos nós até os dias atuais. Por estas virtudes, trabalho de Schneeburg a frente da direção da Colônia deve servir de exemplo aos homens públicos atuais”, diz Deucher.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.