Assistência Social resolve impasse e moradores de rua saem do antigo prédio dos Correios


A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, conseguiu um entendimento junto aos moradores de rua para desocupação do antigo prédio dos Correios, no Centro da Cidade.

Após algumas conversas iniciais na última semana, os moradores aceitaram deixar o local na manhã desta terça-feira (15), recebendo todo o suporte do Centro de Referência em Assistência Social (Creas) e dos demais funcionários da pasta, psicólogos e assistentes sociais.

Alguns moradores já chegaram a deixar o local na segunda-feira (14) e os demais fizeram o mesmo logo pela manhã desta terça-feira (15).

Publicidade

O secretário de Assistência Social e Habitação de Brusque, Deivis Junior, acompanhou todo o processo de negociação com os moradores de rua e nesta terça-feira esteve presente, pouco após às 6h da manhã, na saída efetiva dos moradores.

Ele ressalta que houve uma conversa pacífica sobre a necessidade de deixar o local, uma propriedade particular dos Correios, em contrapartida, secretário e demais profissionais da Assistência ouviram as demandas dos moradores para que todos possam ter o suporte necessário para reintegração social. “Creio que foi dado um primeiro passo para ajudarmos de forma ainda mais efetiva essas pessoas. A Secretaria de Assistência Social sempre realizou abordagens e esteve presente no dia a dia em busca de ajudar a todos, mas creio que agora evoluímos mais nessa questão”, ressalta ele, ao destacar que alguns dos moradores que estavam no prédio mostraram interesse em ir para o albergue provisório na Arena Brusque. A Secretaria também ofertou o pagamento de passagem para que outros possam voltar as suas cidades de origem. “É importante ressaltar que não é do dia para noite que vamos resolver os problemas dos moradores de rua, mas esse é um dos principais objetivos da Assistência Social, que tem entre as suas premissas trabalhar para o bem comum sem violar os direitos do cidadão. O que pretendemos é dar suporte para que essas pessoas saiam da situação de vulnerabilidade e, sobretudo, sejam reinseridas no meio social e possam voltar ao convívio familiar”, diz.

Deivis Junior comenta que a Assistência segue agora com um plano de trabalho de abordagem e mapeamento individual dos moradores. “A intenção é oferecer cada vez mais o suporte para essas pessoas. Alguns já aceitaram ir para o abrigo provisório da Arena Brusque, o que é um grande passo. Outros estamos trabalhando de forma individualizada, com apoio de nossos psicólogos e assistentes sociais, para que possamos auxiliar da melhor forma essa reintegração social”, observa.

O secretário de Assistência Social ainda destaca que em breve terminará a construção do abrigo que está sendo montado no local onde era o antigo almoxarifado da Saúde. Um espaço com capacidade para 30 pessoas, dividido para atender homens e mulheres. “Com isso teremos um local mais apropriado para receber essas pessoas e fazer todo o trabalho que compete a Assistência Social”, finaliza.

Logo após a saída dos moradores de rua, o antigo prédio dos Correios já foi todo limpo pela Secretaria de Obras, que prestou apoio no local. Os moradores optaram por não levarem lonas e alguns pertences. Os materiais foram recolhidos pela equipe de Obras para destinação final. Policiais do 18º Batalhão da Polícia Militar de Brusque também estiveram presentes no local acompanhando toda a operação.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.