Assinada Ordem de Serviço para construção da Margem Esquerda da Beira Rio


A Administração Municipal de Brusque assinou a Ordem de Serviço para a construção da Margem Esquerda da Beira Rio. O evento foi realizado na tarde de quarta-feira (17), no Salão Nobre da Prefeitura.

Participaram da solenidade, o prefeito de Brusque Jonas Paegle, o vice-prefeito Ari Vequi, a diretora do Departamento Geral de Infraestrutura (DGI) Andrea Volkmann, que representou todos os engenheiros envolvidos no projeto, o engenheiro civil Rafael Kniss, responsável pela fiscalização da obra, Walter Orthmann representando a população de Brusque, o vice-presidente regional da Fiesc Ingo Fischer representando os empresários, Mário Jorge de Souza Jr., que representou as empresas do Consórcio vencedor: Pacopedra, Freedom e Setorsul, o vereador Cleiton Luiz Bittelbrunn, representando o Poder Legislativo, secretários e comunidade.

Considerada a maior obra individual de mobilidade urbana do município, a via está orçada em mais de R$ 25 milhões e terá quatro quilômetros, entre as pontes Mário Olinger e Santos Dumont. A previsão contratual é de execução em até dois anos.

Publicidade

Segundo o prefeito, com a conclusão da Margem Esquerda da Beira Rio, vários serão os benefícios para moradores e visitantes. “Facilitar a vida dos cidadãos. Este deve ser o objetivo de qualquer administração pública. Por isso, hoje é um dia muito importante para a nossa cidade! Quando finalizada, esta via trará inúmeros benefícios a nossa população e aos visitantes, que vêm a Brusque por meio do turismo, principalmente de compras, negócios ou religioso”, destacou.

O prefeito também enfatizou a fiscalização que será realizada por parte do Poder Público. “Tenham certeza, de que a Prefeitura fará um intenso trabalho de fiscalização. Isso para garantir que cada metro quadrado entregue seja construído com a qualidade que a nossa população merece. E para que o investimento do dinheiro público, seja realizado com o rigor necessário, visto que transparência e honestidade são as marcas da nossa administração”, frisou.

O vice-prefeito Ari Vequi agradeceu o empenho político das lideranças da região, o banco BRDE, os engenheiros da Prefeitura envolvidos no projeto e os vereadores que confiaram na administração municipal e aprovaram o projeto da Margem Esquerda no Legislativo. Também mencionou a importância de entregar a obra no prazo, pois o recurso já foi depositado.

“Hoje me sinto realizado. Estive no canteiro de obras e as máquinas já estão lá e vão começar a roncar daqui a pouco. Que possamos ver o mais rápido possível esse sonho concretizado”, destacou.

Vequi mencionou também a questão das desapropriações necessárias para a realização da via. “Algumas questões precisam ser readequadas. Tentamos, é claro, acordos amigáveis. Se isso acontecer, com certeza entregaremos a via antes antes do prazo”, comentou.

*A via*
A obra da Margem Esquerda da Beira Rio contempla drenagem, pavimentação, passeio público, ciclofaixas e baias para transporte público e sinalização. Também estão previstos enrocamentos (armaduras nas margens para evitar a erosão), construção de muros e terraplanagens.

A ponte Mário Olinger (próximo ao Corpo de Bombeiros) será prolongada e uma nova ponte será construída sobre o ribeirão São Pedro. “Obras dessa magnitude são importantes não só para a mobilidade, mas para a qualidade de vida dos moradores e visitantes, e para o desenvolvimento econômico do município”, finaliza o prefeito.

*O recurso*
O recurso de mais de R$ 25 milhões para a realização da obra é do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), com valor captado através do Governo Federal, por meio do programa Avançar Cidades, do Ministério das Cidades, e disponível pelo Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A contrapartida da Prefeitura é de 5%.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.