A Justiça eleitoral permite que os candidatos façam sua publicidade nas redes sociais através de anúncios no facebook e Instagram. Nestes anúncios precisam aparecer rótulos indicando o CPF ou CNPJ do responsável pelo pagamento.
Em época de pandemia, as redes sociais viraram ferramenta de alcance para os políticos, por isso o Olhar do Vale fez uma consulta para saber como estão os gastos dos candidatos a prefeito de Brusque nestes impulsionamentos na rede.
A consulta pode ser feita na biblioteca de anúncios do Facebook , que engloba publicidade também no Instagram. No período de 04 de agosto, quando foi liberado os rótulos, até quarta-feira(14).
O candidato a prefeito que mais gastou com impulsionamentos foi Ari Vequi. (MDB). O valor gasto foi de R$ 10.619,00 , sendo R$ 5.780,00 nos últimos sete dias.
Vequi inclusive aparece na sétima posição entre candidatos a prefeito em Santa Catarina que mais gastaram com este tipo de propaganda. A plataforma indica que foram 210 anúncios impulsionados no período consultado:
Na sequência aparece o candidato Paulo Eccel (PT) com um gasto de R$ 1.242 em anúncios nas redes sociais, sendo R$ 1.095 nos últimos sete dias:
O Coronel Moacir Gomes (PL) aparece entre os três que mais investiram com R$ 436. O candidato começou a se utilizar de impulsionamentos nos últimos sete dias.
Não apareceram gastos com esse tipo de anúncio nas contas dos candidatos: Ciro Roza (Podemos):
Paulinho Sestrem (Republicanos):
e Professor Guilherme (Patriota):
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