Alunos da rede pública de Ensino desenvolvem atividades em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado neste 22 de março


Estudantes da rede pública municipal de ensino estão desenvolvendo durante toda a semana diversas atividades alusivas ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta sexta-feira (22). O objetivo é gerar a conscientização de alunos e da comunidade acerca da necessidade de conter o desperdício de água.

Segundo relatório do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), com base no ano de 2016, o país desperdiçou 38% da água potável nos sistemas de distribuição. Ainda conforme o levantamento, isso equivale a quase 7 mil piscinas olímpicas cheias a cada dia, gerando uma perda de quase R$ 10 bilhões na economia.

Situações como essa motivaram professores e a Secretaria da Educação a desenvolverem ações com os alunos com o objetivo de minimizar estes impactos. Durante a última semana as ações ocorreram de forma simultânea nas escolas de Brusque.

Publicidade

Entre as unidades de Ensino, o tema foi trabalhado com bastante ênfase na Escola Dr. Carlos Moritz, no bairro Zantão, com diversas atividades lúdicas. A ação foi coordenada pela professora de projetos da biblioteca e hora atividade do pré, Elisângela Mara Rosa do Nascimento. “Acredito que essas atividades mais dinâmicas nos ajudam a fortalecer a ideia de conscientização dos alunos. Procuramos desenvolver ações que abordam a escassez de água no mundo, com dados e estatísticas que visam essa reflexão”, comenta.

A escola atende 264 alunos da comunidade do primeiro ao nono ano. Nesta quarta-feira, foi a vez dos estudantes do sexto ano participaram de uma ação na biblioteca da escola. Eles assistiram vídeos educativos que abordaram sobre o ciclo da água, com destaque para a necessidade de se evitar o desperdício. Esse ciclo foi apresentado na prática com os alunos que puderam entender um pouco mais sobre o processo. Todos se mostraram muito interessados e participativos no conteúdo, entre eles Luís Henrique Rodrigues Franesi, 11 anos. “Pudemos acompanhar dois vídeos bem legais e interessantes, e aprender que não podemos desperdiçar água. Foi muito bacana a experiência. Também aprendemos que a natureza já está fazendo a sua parte, agora chegou a nossa hora de contribuir”, disse.

A professora de Língua Portuguesa, Juliana Costa Masera, destaca que geralmente é comum que os alunos acompanhem textos e tenham que interpretar, mas a forma de abordagem realizada pela escola foi exitosa por envolver os estudantes de maneira prática com o problema. “Acho que essa oportunidade de mostrar aos alunos como funciona o ciclo da água, através de experiências realizadas na biblioteca é muito produtiva e ficará marcado para eles. Antes o comum era passar texto e interpretar, mas desta vez as ideias foram além”, comemora. Para complementar a atividade, os alunos ainda terão que desenvolver uma redação com abordagem sobre o tema. “Agora eles vão mostrar para gente o que de fato aprenderam e o que ficou gravado dessa aula”, finaliza Juliana.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.