“A Associação se resume em: parceria, vontade e foco”, afirma presidente da Neotur

Augustinho Orsi analisou o ano de 2019 quanto a atuação da entidade e tem uma expectativa positiva em relação a 2020.


A Associação Neotrentina de Turismo (Neotur) tem se destacado na região por realizar parcerias para fomentar o turismo de Nova Trento. Um dos grandes passos que a Associação deu foi assumir a organização da Incanto Trentino, festa tradicional da cidade, que era organizada pelo poder público. O Olhar do Vale procurou o presidente da entidade, Augustinho Orsi para saber como foi o ano da Associação e o que ele espera de 2020. Confira a entrevista:

Olhar do Vale: Como foi o ano  de 2019 para a Neotur?

Augustinho Orsi: A Neotur é uma associação que  veio para juntar forças em Nova Trento e procurar fazer um turismo em parceria com a CDL em alguns momentos e com a Secretaria de Turismo. A Neotur sempre toma iniciativa em alguns eventos como a Incanto Trentino, por exemplo. Nós conseguimos fazer a Incanto Trentino diferente com transparência, com organização e respeitando a nossa cultura e tradição.  Fizemos com que a festa fosse bem cultural  e com cobrança de ingresso. Comercializamos polenta com queijo e linguiça e o retorno com a venda doamos para a Apae de Nova Trento. Já num segundo momento, o recurso ficou com a associação porque ela também precisa sobreviver. A associação está forte, mas ela tem mensalidade ainda baixa, então para fazer os projetos do ano, ela precisa de recursos. Nós estamos o ano todo promovemos cursos para os empresários dentro da associação, também cursos para os funcionários dos empresários e cursos abertos ao público. Nós também fazemos palestras com frequência: de motivação, de atendimento, da cultura de Nova Trento e os projetos de natal e páscoa.  Os projetos maiores fazemos em parceria com a CDL e prefeitura de Nova Trento. A Neotur é uma associação 100% legalizada, aberta a qualquer empresário de toda a nossa região. Eu, como presidente, já estou no segundo mandato consecutivo e estive em outros mandatos. A associação se resume nisso: parceria, vontade e foco.

Publicidade

Olhar do Vale: A Neotur é bem engajada na promoção do Natal da cidade…

Augustinho Orsi: No Natal a gente entrou com uma proposta diferente. O poder público tem uma visão, nós do comércio temos outra visão. A gente tenta chegar num acordo.  Todos os projetos surgem de uma ideia e de querer que as coisas aconteçam. O projeto do Natal envolve a decoração de todas as praças de Nova Trento, a rua que liga o Santuário Santa Paulina com a cidade, decoramos a praça central com a Casa do Papai Noel. Toda noite desde o dia 6 de dezembro até o dia 25 tem ali na praça o Papai Noel, tem entrega de brindes e apresentação . A praça está decorada também  com o presépio que é o grande foco do natal. Temos uma premiação paralela  que acontece junto. Temos uma premiação para a melhor decoração de comércio ou de casa e temos uma premiação para o presépio mais original.  O vencedor leva R$ 1 mil e o segundo lugar R$ 500.  No regulamento consta que se você for premiado, você tem a obrigação de deixar o turista visitar a sua casa ou comércio, porque isso motiva o turismo e agrada o turista, com isso todo mundo ganha.  A visitação ocorre das 20h às 23h. A gente, como Neotur , tem um ônibus que pega os turistas nos hotéis ou pousadas e qualquer outra pessoa que queira conhecer e a gente leva as pessoas para conhecer. É uma parceria muito bonita, tem dado certo, o povo de Nova Trento gosta. Nova Trento é uma referência nesses projetos.

Olhar do Vale: Algumas festas da região são ainda organizadas pelo poder público.  Brusque, por exemplo, anunciou que a Fenarreco deu prejuízo neste ano. O que Brusque pode se inspirar na Incanto Trentino que agora é terceirizada e organizada pela Neotur?

Augustinho Orsi: Nós tivemos aqui em Nova Trento a Incanto Trentino sendo administrada pela prefeitura e sempre gerando um monte de polêmica. Por que não dá lucro? Por que não faz isso? Por que não faz aquilo?  Eu não posso fazer muito juízo da questão administrativa de um prefeito ou de outro, eu só tenho certeza de que quando a Neotur assumiu a Incanto Trentino, deu para fazer diferente. Tudo tem que ser pensado e organizado e eu tenho certeza que vai dar lucro.  Para isso é uma semente que precisa ser plantada. Talvez não seja no primeiro ano que ela vá dar lucro, mas eu tenho certeza que com um tempo, organização e planejamento, a festa não tem como dar prejuízo.  A iniciativa privada trabalha para vender, para ter lucro e atua com muito voluntariado. O mais importante é a organização e o respeito com o evento. Não fugir do foco. É cultura italiana, vamos focar 90% na cultura italiana, é cultura alemã, a mesma coisa, aí você respeita comunidade  do local e vai ao encontro do que o turista procura que é o que é típico daquele local.

Olhar do Vale: Qual a perspectiva que o senhor tem para 2020?

Augustinho Orsi: Você sabe que a gente vai formando esse quebra-cabeça, juntando as peças todo o ano e quando ele está formado, manter essas peças no lugar, mas nem sempre é possível. Há mudanças na política, na Neotur, na CDL e isso pode abalar alguma coisa, mas quando se tem uma estrutura bem organizada como a Neotur plantou em Nova Trento, eu imagino que as pessoas vão continuar, senão quem romper essa parceria, todo mundo vai perder.  Eu vejo uma perspectiva crescente em relação aa associação. Temos que trabalhar com muita transparência, muita humildade e saber ouvir e depois agir.  Eu vejo Nova Trento como vitrine do turismo na nossa região com foco  no turismo religioso, mas também se destaca na gastronomia e no turismo rural, sempre com muita calma e organizado. Mas, o mais importante: Quando há um planejamento, ele não pode ficar só dentro de reuniões. Eu não concordo que uma reunião tem que marcar outra. As reuniões tem que ser com planejamento. Pode ser pouca coisa, mas tem que ir para a rua. É assim que Nova Trento está crescendo.

Entrevista e foto: Anderson Vieira

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.