2021 marca o início de mandato da primeira vereadora negra em Brusque

Marilna Oliveira Schiessl é a única mulher negra eleita vereadora em 137 anos de história da Câmara Municipal de Brusque

Foto: Divulgação

Brusque nutre o orgulho de ser colonizada por alemães e italianos e poderá se orgulhar também de ter eleito uma mulher negra para a Câmara Municipal, a primeira da história. Marilna Oliveira Schiessl, gaúcha, conta que assim como muitos, veio para Brusque em busca de crescimento, é coordenadora pedagógica da rede municipal de ensino.

Eleita com 753 votos pelo Partido dos Trabalhadores (PT) ela assume uma vaga na câmara dizendo que vai lutar pelas minorias. “Parafraseando Marielle Franco, sou uma pessoa que tem lado, que tem uma classe social, uma cor negra e uma identificação de gênero. É desse modo que assumo uma cadeira na Câmara, com o desafio de construir um mandato inclusivo e participativo, mandato esse, comprometido com a luta pela Educação, a causa das mulheres e das crianças e todos os movimentos sociais e de diversidade. Tudo isso, ancorada nos princípios da luta antirracista,” disse.

Marlina diz que boa parte de seus votos é pelas pessoas que ela representa como mulher e negra, já que nem sempre essas pessoas conseguem se fazer ouvir ou se fazer representar. “Chego aqui com a luta por respeito dos diferentes coletivos sociais: feminista, LGBTQi+, pessoas com deficiência e tantos outros que precisam ter garantidos o seu espaço de voz, ou seja, vez e voz. Vozes essas que muitas vezes são silenciadas, mas que ao elegerem uma mulher negra, traduzem os seus anseios e dão uma resposta à sociedade”, enfatiza.

Publicidade

A cerimônia de posse dos 15 vereadores eleitos para o mandato 2021-2024 ocorreu na tarde desta sexta-feira (1), no auditório da Igreja Matriz São Luís Gonzaga.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.