Nova ETA Limoeiro entra em fabricação⁣


O tratamento de água em Itajaí vai contar com uma nova estação (ETA) compacta para garantir a constância e qualidade do abastecimento no bairro Limoeiro. A nova ETA é fabricada em aço carbono, com tecnologia modular, e terá vazão total de 72 metros cúbicos por hora. O investimento é de cerca de R$ 500 mil.

O equipamento é fundamental para a comunidade porque vai prevenir os desabastecimentos em função da turbidez do ribeirão Mineral, que ocorre principalmente nos períodos de chuvas. “Com um sistema de tratamento convencional e completo, ficaremos menos sujeitos às variações meteorológicas” explica Adriano Kielling, engenheiro químico do Semasa.

O atual sistema utilizado no bairro é chamado de filtração rápida (tipo Dortmund) e foi implementado antes da fundação do Semasa. Ele possui vazão de apenas 32,4 metros cúbicos por hora, ou seja, a capacidade de tratamento vai mais do que dobrar com a nova ETA.

Publicidade

O novo equipamento mede 19 metros de comprimento por três de largura, incluindo floculadores mecânicos de alta taxa, decantadores de placas inclinadas, filtro de corpo triplo com retrolavagem, oito bombas dosadoras e medição ultrassônica de vazão na entrada. Haverá cinco tanques para armazenamento de produtos químicos, sendo um para o policloreto de alumínio (PAC), um para o hidróxido de cálcio, uma para o ácido fluossilícico, um para o poliortofosfato e o quinto de reserva. Haverá um sistema em separado para a dosagem de cloro.

A empresa responsável pela fabricação customizada da ETA fica em Capinzal (SC) e pretende entregar o produto final ainda este ano, com  montagem hidráulica, mecânica e elétrica na rua Mineral, próximo a onde se encontram os reservatórios do Limoeiro atualmente. Passando o período de testes, a expectativa é de que o equipamento entre em operação completa no início de 2022.

Imagens ilustrativas cedidas pela empresa responsável pela fabricação do equipamento.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.