Movimento de passageiros e voos internacionais crescem quase 90% em SC no primeiro quadrimestre de 2024

Foto: Marco Favero / SECOM

O número de aeronaves operando voos internacionais em Santa Catarina cresceu 88,6% no primeiro quadrimestre de 2024, em relação ao mesmo período do ano anterior. Esta alta se refletiu no movimento internacional de passageiros que cresceu 87,5%, nos primeiros quatro meses do ano em relação a 2023. De acordo com os números apurados pela Gerência de Aeroportos, da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), conforme dados da Agência Nacional de Aviação (Anac), foram 2.556 aeronaves e 358,3 mil passageiros internacionais.

“Temos buscado novos países parceiros, como o Panamá. Em outubro estive lá, com o pessoal da Copa Airlines e em fevereiro desse ano o presidente da empresa mesmo me deu a notícia do voo direto de Santa Catarina pra Cidade do Panamá. E esse trabalho que continua, temos potencial e vamos expandir ainda nossa parceria”, afirma o governador Jorginho Mello.

Publicidade

“Os números mantêm Santa Catarina com a terceira maior movimentação de passageiros internacionais do Brasil e com perspectivas de manutenção deste cenário e até mesmo um crescimento gradual com a confirmação de novas empresas, como a Copa Airlines”, avalia o secretário da SPAF, Beto Martins.

Os números do quadrimestre foram superiores ao do primeiro trimestre, quando o crescimento de passageiros foi de 84,8% e o de aeronaves foi de 83,9%.

Na movimentação de cargas internacionais, o primeiro quadrimestre de 2024 teve alta de 20,7% em relação ao mesmo período de 2023. O setor acumula até agora 1,3 mil toneladas, todas passando pelo Aeroporto de Florianópolis, que também registrou o maior número de passageiros internacionais, com 350,9 mil. Pelo Aeroporto de Navegantes foram 7,3 mil passageiros internacionais.

Movimento doméstico

Na movimentação de cargas domésticas, os aeroportos catarinenses registraram alta de 6% nas cargas chegando a 4 mil toneladas. Destaque para os Aeroportos de Navegantes com 1,7 mil toneladas e Aeroporto de Florianópolis com 1,6 mil toneladas.

Na movimentação de passageiros, o Aeroporto de Joinville registrou a maior alta do estado no primeiro quadrimestre. Foram 18,7% a mais do que no mesmo período de 2023. Até agora passaram por Joinville 158,3 mil passageiros.

O ranking do estado segue com o Aeroporto de Florianópolis sendo o mais movimentado 1,1 com milhões de passageiros, Navegantes com 718,4 mil, Chapecó com 191,3 mil, Joinville com 158,3 mil, Jaguaruna com 38 mil e Correia Pinto com 6,5 mil. No quadro geral, a movimentação doméstica teve queda de 1,8% nos primeiros meses de 2024, em relação a 2023.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.