Morre D. Renate, dona da antiga padaria Wegner

Foto: Divulgação

Faleceu nesta quarta-feira, 1º de setembro, Renate Wegner Tromm de 80 anos. Ela era proprietária da antiga Padaria Wegner, no bairro Primeiro de Maio e estava internada no Hospital Imigrantes. Ela foi vítima da Covid-19.

Segundo a Vigilância em Saúde de Brusque D. Renate manifestou os primeiros sintomas da doença em 06 de agosto. Teve passagem pelo Centro de Triagem de Sintomáticos Respiratórios do município.

A paciente possuía comorbidades.

Publicidade

A Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) emitiu uma nota, lamentando o falecimento dela, que foi a primeira mulher a compor a diretoria da ACIBr, na gestão 1997-1999.

Também foi uma das fundadoras do Núcleo de Panificadoras e Confeitarias, criado oficialmente em 1992, através do “Programa de Cooperação Técnica Brasil/Alemanha”, parceria firmada entre a entidade e a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e da Alta Baviera (HWK).


Enquanto coordenava o Núcleo de Panificadoras, no início da década de 1990, dona Renate acompanhou o intercâmbio de um mestre panificador alemão, que esteve em Brusque com o objetivo de compartilhar técnicas para o aperfeiçoamento da produção de pães e doces. Logo depois, foi a vez dos brusquenses participarem de uma missão internacional, na qual conheceram melhor o processo da panificação alemã, com seus modernos maquinários e fornos. Neste período, dona Renate permaneceu por três meses em estágio na cidade de Munique, Alta Baviera. Na revista da ACIBr, em outubro de 2018, ela descreveu esta oportunidade: “uma das melhores coisas que aconteceu na minha vida e na minha experiência profissional”.


No jantar que comemorou os 85 anos de fundação da ACIBr e a posse da atual diretoria, em outubro de 2019, dona Renate foi homenageada pela sua trajetória frente à Panificadora Wegner, e pelo entusiasmo associativista, marca de sua atuação na entidade.

“Por isso, na despedida de hoje, permanece a lembrança de seu sorriso e dos braços sempre abertos para acolher a todos com um cafezinho fresco e boas histórias para contar.
Aos familiares e amigos enlutados, os mais sinceros sentimentos de toda a Diretoria, integrantes do Conselho Deliberativo, associados e colaboradores da ACIBr.
” diz a nota.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.