Menino sonha em ser jornalista, desenha “capas de jornais” e publica em seu blog

José desenha as edições de jornais imaginando notícias e criou um blog para postar o conteúdo. Foto: Acervo Familiar

O que você quer ser quando crescer? Essa é uma perguntinha bem comum que os adultos fazem para as crianças. Elas respondem sem saber ao certo se a profissão para a vida adulta vai mudar com o decorrer do tempo ou não, mas, para um menino de Brusque que se mudou recentemente para Guabiruba a decisão de “o que ser quando crescer” já está definida e mostra que, com as suas atitudes, tem vocação para o que almeja.

O sonho do menino José Carlos Paulini, de 11 anos, é ser jornalista e já vem brincando de ser repórter desde 2021. Ele criou um jornal fictício chamado Brusque News, o jornal da criatividade onde ele desenha as edições do seu jornal criando as matérias jornalísticas. Tudo sai da sua cabeça. Ele cria os temas, desenha as estórias e depois publica na internet em um blog que ele criou.

José já fez 40 edições de seu jornalzinho. Cada um tem um tema. Foto: Reprodução.

O Olhar do Vale conheceu o menino após ele começar a seguir o perfil do portal no Instagram e o convidou para participar de uma entrevista para o site. José, tem um perfil de intelectual, usa óculos e volta e meia dizia para a irmã, Mariana, de oito anos, bem falante e alegre, prestar atenção na entrevista. As notas na escola mostram que o menino é dedicado aos estudos.

Publicidade

Ele estudou até 2022 na Escola Básica Municipal Lions Clube Companheiro Oscar Maluche, no bairro Steffen, bairro onde a família residia. Em seu boletim, a nota mais baixa é 9,5, a única nota, as demais de todo o anos foram dez. Qual o segredo? Segundo o menino, o segredo está em prestar bastante atenção nas aulas: ” Eu presto bastante atenção nas matérias e depois não precisa estudar muito para fazer a prova”, afirma.

Agora, a família mudou para a Guabiruba e ele estudará na escola Escola Básica Municipal Professora Anna Othília Schlindwein, no bairro Guabiruba Sul. Sobre a nova escola a expectativa dele é que os novos coleguinhas “o acolham e gostem do jornalzinho”.

José conta que quer ser jornalista porque “é uma profissão que eu gosto bastante, é uma profissão que eu tenho que entrevistar as pessoas, tem o contato com a população e conhece os interesses da população. É uma profissão legal”. Ele contou também que colocou o jornal na internet para que mais pessoas possam ver. ” Eu resolvi expandir porque mais pessoas poderiam ver o jornal, porque antes eu não tinha tanta leitura como tenho hoje”, disse o menino.

Na escola em que estudava o menino chegou a fazer um concurso de leitura e uma exposição na biblioteca, além de apresentar seu jornalzinho na Semana da Literatura.

Quem também queria conceder muito uma entrevista durante a matéria era a irmãzinha, Mariana Imhof Paulini, de 8 anos. A criança é bem comunicativa, então deixamos também que ela falasse para gente e, para nossa surpresa, deu um discurso sobre a admiração que tem pelo irmão: ” Eu sempre percebi no Zé que ele tinha um jeito de fazer jornal, ele é muito inspirado em leitura. Ele peço para ele brincar comigo às vezes mas ele está tão concentrado fazendo o jornal que ele fala: agora não dá, eu tenho que fazer o meu Brusque News. Eu tenho orgulho dele “, disse a menininha de oito anos.

E os pais? O que pensam sobre tudo isso? O pai das crianças, Vanderlei José Paulini, disse que a iniciativa do menino foi surpreendente: ” Para nós foi uma surpresa, porque o José, sempre desde novo, procura no celular fazer pesquisas em Geografia e História, sempre foi muito dedicado. Ele chegava da escola, tomava café e ia para o quarto fazer pesquisa, sempre adquirindo conhecimento. A gente sempre percebeu que ele tinha potencial para conseguir coisas grandes, mas o jornal foi uma surpresa. A gente sempre tenta mostrar as coisas certas para ele e estamos perto para dar o apoio”, afirma Vanderlei.

A mãe das crianças, Andréia Mara Imhof, afirma que José gosta muito de pesquisar informações relevantes na internet e não se interessa por joguinhos, por exemplo: ” Ele é especial, muito inteligente. Ele deslanchou quando o colocamos a tarde no primeiro ano. Agora no quinto ano, ele pesquisa muito e ele não busca informações inúteis. Ele é focado no crescimento. “, comenta a mãe.

Quem quiser saber mais sobre o José pode seguir ele no Instagram. Já o perfil do jornalzinho dele é @brusque_news e o endereço do blog é: Brusque News – ” O JORNAL DA CRIATIVIDADE ” (wordpress.com)

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.
Jornalista graduado pela Univali em 2003 e pós-graduado em Gestão Estratégia Empresarial (ICPG) e Marketing (Univali). Passou por diversos veículos de comunicação da cidade, principalmente rádio. Desde 2011 atua também com treinamentos na área de oratória. Já treinou políticos, empreendedores, profissionais liberais e pessoas que tinham interesse em dar entrevista na mídia. Em 2014 fundou o Olhar do Vale, portal de notícias de credibilidade na cidade.