Medicamentos para idosos com receitas da rede privada serão entregues nas UBS de Brusque

A retirada de medicamentos que já acontecia na Farmácia Básica agora passa a ser realizada também nas Unidades Básicas de Saúde


A Secretaria de Saúde, por meio da Atenção Farmacêutica, informa que a partir dessa semana a entrega de medicamentos com receitas da rede privada para idosos com 60 anos ou mais será realizada também nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A diretora de Atenção Farmacêutica, Patrícia Sassi, afirma que esta é mais uma ação da Secretaria no intuito de melhorar o atendimento dos usuários. “Os medicamentos básicos agora já podem ser retirados nas UBS pelos usuários acima de 60 anos que foram atendidos pela rede privada. Queremos facilitar o acesso e a vida do cidadão”.

Patrícia explica que para receber os medicamentos na UBS é necessário que a receita esteja prescrita dentro dos padrões de Denominação Comum Brasileira (DCB), ou seja, estar com o nome genérico do medicamento. Já os casos de prescrições com nome comercial os usuários serão encaminhados para retirada na Farmácia Básica, que fica junto ao Centro de Serviços em Saúde, no Centro.

Publicidade

“Se na receita o médico prescrever um medicamento com nome comercial, é necessário que a pessoa busque o atendimento na Farmácia Básica, porque aqui temos farmacêuticos e pessoas capacitadas para dar o suporte. Se tivermos o medicamento em acordo com a prescrição nós vamos fornecer, ou então os profissionais vão avaliar e entregar um genérico ou similar, quando possível. Ressalto que trabalhamos com licitações e nelas podem estar inclusos medicamentos genéricos, de referência ou similares”.

Cabe ressaltar que para algumas situações, como no caso de medicamentos controlados, a retirada precisará acontecer na Farmácia Básica.

A entrega de medicamentos receitados pela rede privada a idosos é um direito garantido pela lei municipal nº 4.320 de 03 de novembro de 2020.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.