Mais de 170 pessoas em situação de rua são acolhidas pela Assistência Social em Itajaí


Com a queda nas temperaturas, o Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou mais de 170 acolhimentos a pessoas em situação de rua nos últimos dias. Os atendimentos ocorreram no Abrigo de Inverno e na Casa de Apoio com o objetivo de acolher esta população vulnerável, proporcionando uma noite mais confortável e segura. Conforme a Defesa Civil, a previsão é de frio intenso, com temperaturas entre 4ºC e 21°C, até o fim de semana.

Do total de acolhimentos realizados, 16 pessoas decidiram voltar para seus municípios de origem e receberam passagens rodoviárias e nove pessoas foram encaminhadas para comunidades terapêuticas para reabilitação.

O abrigo de inverno de Itajaí funciona em noites de frio intenso, com temperatura igual ou menor que 14°C. O espaço conta com 35 vagas para pernoite e dispõe de colchões, cobertores, travesseiros e kits de higiene para acolhimento. O local atende a população em situação de rua conforme demanda, fica localizado na rua Jorge Fernandes, 67, bairro Fazendinha.

Publicidadelm MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO BRUSQUE

Neste momento, as pessoas que necessitam de auxílio nos dias de frio intenso também são encaminhadas para a Casa de Apoio Social, localizada na rua Vereador Claudino José Pacheco. O local conta com 36 vagas.

Nas unidades assistenciais, o Município oferece aos usuários diversos serviços, como acolhimento, alimentação, higiene, roupas, guarda de pertences e encaminhamento para confecção de documentos pessoais ou outros serviços da cidade. Os cidadãos que decidirem voltar para seus municípios de origem também recebem passagem rodoviária para todas as regiões do país.

Abordagem Social

O serviço de proteção social, que intensificou as abordagens nos últimos dias, está disponível das 5h à meia-noite para atendimento. Quando a população identificar algum caso de vulnerabilidade, pode acionar a abordagem social pelo telefone de plantão (47) 99919-8961 (Ligações e whatsApp).

Prevenção ao coronavírus

Segundo a Secretaria de Assistência Social, a capacidade do abrigo está reduzida devido às normas de prevenção ao coronavírus (COVID-19). Com isso, os leitos de acolhimento foram dispostos com, no mínimo, 1,5 metro de distanciamento entre cada um. Todos os demais cuidados de saúde, com a disponibilização de álcool em gel 70%, máscaras proteção e limpeza constante do espaço, estão sendo observados pelo Município.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.