Prefeitura de Brusque abre cadastro para processo de castração em cães e gatos


A Secretaria de Saúde disponibiliza, a partir desta segunda-feira (20), o link para que as pessoas se cadastrem no processo de castração, chipagem e aplicação da vacina contra a raiva, gratuitas, em cães e gatos. Para a sequência do plano, que prevê ações a curto, médio e longo prazo, foi aberto, em julho, um edital para que as clínicas veterinárias interessadas fizessem o credenciamento e as consideradas aptas vão executar o serviço no município.

Conforme a diretora da Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, nesse primeiro momento, as Organizações não Governamentais (ONGs) que estão envolvidas com as causas animais serão priorizadas, bem como os animais dos moradores de rua e as pessoas que ganham até três salários mínimos por família. “Teremos duas clínicas que vão fazer esse trabalho. Pretendemos realizar 120 procedimentos até o final do ano. Serão cerca de 40 por mês. Primeiro para esses grupos e depois vamos abrindo para a comunidade geral”, frisa.

Ariane alerta que é preciso preencher o formulário (cujo link de acesso está colocado no final do texto), de forma correta e encaminhar alguns documentos para o e-mail: [email protected]. Após isso, os documentos e as respostas serão avaliados e a pessoa ficará em uma planilha, em uma fila de espera. “De acordo com a necessidade e enquadramento nos critérios, os tutores serão contactados pela Secretaria de Saúde para levar o seu animal para realizar o procedimento”.

Publicidade

Ela explica que o intuito do projeto é evitar a procriação e a transmissão de doenças. “Vamos prevenir, o nosso objetivo é a prevenção. E com certeza isso resultará numa saúde pública melhor para todos”, completa.

O Secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, afirma que essa é mais uma ação que visa a melhoria da saúde da população. “Ficamos muito felizes com essa notícia. Temos uma população estimada de 500 animais em situação de vulnerabilidade que precisam da castração. Além disso, será feita a vacinação desses animais e a identificação através de um chip. Essa também é uma questão de humanismo, do cuidado com os nossos animais. Até esse momento não ouvíamos falar sobre isso, mas agora é uma demanda crescente e Brusque está fazendo a sua parte”, destaca.

Para se inscrever basta acessar o endereço eletrônico https://forms.gle/ey9rQuKqwaddGfVw7.

Então, basta preencher os questionamentos, remeter os documentos solicitados via e-mail conforme indicado no formulário e aguardar o contato da Secretaria de Saúde.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.