Lideranças destacam atuação de programa do Complexo de Saúde da FURB no auxílio a pacientes pós-covid


Durante o Momento da Presidência, na sessão ordinária desta terça-feira (4), a coordenadora do Complexo de Saúde da FURB, Isabel Machado, e a enfermeira Ellen Linaltevich, ampliaram o debate sobre o trabalho realizado pelo Centro Regional Interprofissional Especializado Pós-Covid (CRIE Pós-Covid). O programa foi inaugurado em 26 de agosto de 2021, no Complexo Integrado de Saúde  FURB – Campus V, com o objetivo de acolher 65 novos pacientes por mês. 

Existem critérios para o encaminhamento, como ter 18 anos ou mais de idade, com uma equipe à disposição composta por enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, além dos setores administrativos e sociais. Através deste atendimento são contempladas 14 especialidades médicas aos pacientes. 

Segundo dados repassados pela coordenadora Isabel, entre agosto de 2021 e julho de 2023, já foram atendidas aproximadamente 700 pessoas em acompanhamento no CRIE Pós-Covid. “A covid por mais que não tenha tantos casos de óbito, continua acontecendo e hoje se trabalha muito para diagnosticar sequelas e comorbidades”, afirmou Isabel. “A própria doença mudou e o perfil do paciente também está mudando. É importante esse trabalho ser desenvolvido dentro de uma universidade, pois todos estão estudando constantemente o assunto”, concluiu a enfermeira Ellen.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.