Justiça autoriza Samae a operar reservatório do Bruschal com 200 mil litros

Foto: Divulgação

Decisão cautelar proferida pela Vara da Fazenda Pública e dos Registros Públicos da Comarca de Brusque, por meio do juiz Julio Cesar de Borba Mello, autoriza o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque a operar o reservatório de água tratada situado no Loteamento Bruschal, bairro Souza Cruz, em 40% de sua capacidade total.

O despacho defere parcialmente o pedido de revogação apresentado pela autarquia, para que fosse modificada a tutela antecipada de urgência deferida anteriormente, em 28 de janeiro de 2022. Na contestação, o Samae sugeriu a revogação completa da liminar ou, então, a adequação ao percentual de 50% da capacidade do equipamento.

Na ocasião, o juízo decidiu que o tanque deveria operar com, no máximo, 150 mil litros.

Publicidade

Agora, esse quantitativo sobe para 200 mil litros, ao menos até que o curso processual seja concluído.

Em sua decisão, Mello entendeu que limitar o uso do aparato da maneira como havia sido outrora determinado trazia sérios riscos à qualidade do abastecimento de água para cerca de 1200 famílias do entorno.

O Samae ressaltou que o Hospital Azambuja, sobretudo a área de tratamento renal, na qual a água é indispensável, também é abastecido por aquele reservatório.

“O limite de reservação estabelecido em 30% não tem referência/justificativa técnica e é absolutamente insuficiente ao abastecimento da população atendida pelo equipamento em pauta”, alegou o Samae Brusque.

Por fim, a Justiça de Brusque nomeou o engenheiro civil Airton Diegoli para assumir o encargo de Perito Judicial. Caberá a ele efetuar um laudo pericial para atestar, ou não, a segurança da estrutura. Nos próximos cinco dias, o profissional será intimado e decidirá se aceita ou não o posto.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.