Itajaí forma primeiros agentes mirins de combate à dengue nesta quinta-feira (18)


A Secretaria de Saúde de Itajaí, através da Gerência de Controle de Zoonoses da Vigilância Epidemiológica e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou a formatura dos 65 primeiros agentes mirins de combate à dengue do município. Os alunos da Escola Básica Professora Maria Dutra Gomes, do bairro Dom Bosco, se formaram nesta quinta-feira (18), no auditório da Secretaria de Educação, na Ressacada. A ação faz parte do mês de mobilização contra a dengue e integra o projeto desenvolvido na cidade com patrocínio da Funasa.

O projeto Agente Mirim de Combate à Dengue iniciou neste ano com a capacitação dos professores de 10 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Itajaí. Duas escolas vão formar as primeiras turmas do 6º ano no programa em 2021, sendo a Escola Maria Dutra Gomes uma delas e a outra a Escola Básica Gaspar da Costa Morais.

Ao todo, 200 estudantes participaram de atividades em campo, aulas práticas para que soubessem identificar os tipos de criadouros do mosquito da dengue, mutirões de limpeza, entre outras ações. “Nós realizamos aulas práticas, mostramos o que é um criadouro fixo e um móvel, falamos sobre o criadouro natural e ensinamos como realizar a eliminação destes focos. Mostramos como os agentes de endemia trabalham para que os alunos saibam como agir quando exista esta abordagem em suas casas”, destacou Katia Medeiros, agente de endemias e coolaboradora do projeto, durante a formatura dos primeiros alunos.

Publicidadelm MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO BRUSQUE

O principal objetivo desta iniciativa é fomentar e multiplicar as informações preventivas nas comunidades escolares por meio dos futuros agentes mirins. Estes estudantes, a partir das instruções, tornam-se multiplicadores das metodologias e informações sobre o combate ao mosquito da dengue, levando não só aos familiares, mas podendo ser exemplos em suas escolas.

O projeto de agentes mirins de combate à dengue faz parte do mês de mobilização contra a dengue em itajaí. “Estas atividades realizadas são para chamar atenção da população sobre a prevenção da dengue. Além dos projeto Agente Mirim, foram feitas blitze educativas, ações de interação com a população em diferentes pontos da cidade e palestras”, ressaltou Lúcio Vieira, coordenador do Programa de Controle da Dengue em Itajaí.

As ações de mobilização na cidade são um chamado à população para que participe, diretamente, do combate à dengue, principalmente pelo aumento das temperaturas e a grande quantidade de dias chuvosos.

Antes da entrega dos certificados aos primeiros alunos formados no programa, o secretário municipal de Saúde, Emerson Roberto Duarte, salientou a importância de todos os órgãos envolvidos na iniciativa. “Gostaria de agradecer imensamente aos colaboradores da Secretaria de Educação, da Secretaria de Saúde, Vigilância Epidemiológica e Gerência de Controle de Zoonoses por todo trabalho desenvolvido. A importância disso certamente se refletirá na nossa comunidade”, finalizou o secretário.

Nesta sexta-feira (19), ocorrerá a formatura de mais 135 alunos da Escola Gaspar da Costa Morais, na própria unidade, no bairro Fazenda. O evento inicia às 9h45.

Confira a programação do mês de mobilização contra a dengue:

19/11 – Blitz educativa com os agentes de endemias no semáforo da Rua Indaial com Heitor Liberato (próximo ao Banco do Brasil) – 8h30 às 11h30.

19/11 – Blitz educativa com os agentes de endemias no semáforo da Rua Indaial com Joaquim José de Freitas (próximo ao Fort Atacadista no bairro São João) – 14h às 17h.

19/11 – Dia D de combate à dengue e formatura dos alunos do Projeto Agente Mirim da Escola Básica Gaspar da Costa, no bairro Fazenda – 9h45 às 10h45.

23/11 – Ação educativa com a população na Unidade Básica Rio Bonito (Av. Nilson Edson dos Santos), das 8h30 às 16h30.

24/11 – Stand de informações para população no supermercado Bistek, do bairro Fazenda, executado pelos agentes de endemias.

25/11 – Ação de orientações de combate ao mosquito em frente à Casa da Cultura Dide Brandão, executado pelos agentes de
endemias.

26/11 – Evento em alusão ao Dia D da Dengue, no CEI Padre Jacó (Rua Antonio Carlos Pereira Leão nº 500), no bairro São Vicente, das 8h30 às 16h30. 

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.