Instituto do Meio Ambiente divulga quinto relatório de balneabilidade da temporada

Foto: Divulgação

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulga o quinto relatório de balneabilidade da temporada 2023-2024. De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no Litoral catarinense, 117 estão próprios para banho, o que representa 49,16%. Em Florianópolis, dos 87 pontos, 46 estão adequados para banho, o que equivale a 52,87%.

O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA contempla 28 municípios litorâneos e mais de 100 praias e/ou balneários. São eles: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Paulo Lopes, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

Todas as informações, comparativos e considerações técnicas sobre o relatório nº 05 da temporada podem ser conferidas na íntegra neste link

Publicidade

No site www.balneabilidade.ima.sc.gov.br as informações são atualizadas automaticamente e todo cidadão pode acompanhar as datas das últimas coletas e o resultado mais atualizado da propriedade de determinado ponto, basta clicar nas bandeirinhas que aparecem no mapa ou conferir o menu histórico do ponto desejado.

Frequência das coletas aumentará em 82 pontos a partir da próxima semana

De acordo com o cronograma pré-definido para o mês de janeiro de 2024  a partir da semana do dia 8 de janeiro, com o apoio dos órgãos parceiros, o IMA dará início ao aumento da frequência das coletas em 82 pontos definidos pelo Termo de Cooperação entre Órgãos Estaduais. Desta forma, às segundas e terças, será realizada a 1ª coleta da semana em todos os 238 pontos monitorados. Na quarta-feira, ocorrerá a 2ª coleta nos 82 pontos distribuídos em Balneário Camboriú (Praia Central), Balneário Piçarras, Bombinhas, Rota Norte Florianópolis, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo. Já na quinta-feira, a 3ª coleta será nos 10 pontos de Balneário Camboriú (Praia Central) e 26 pontos em Florianópolis (Praias da Rota Norte).

O laboratório do IMA, realizará a emissão de relatórios às quartas-feiras (referente a coleta 1 dos 238 pontos), às quintas-feiras (referente à 2ª coleta nos 82 pontos) e às sextas-feiras (referente à 3ª coleta nos 36 pontos distribuídos em Balneário Camboriú e Florianópolis). Todo cidadão poderá conferir os resultados que estarão disponíveis no site https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.